RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

El Niño influencia no ‘calorão’ de Três Lagoas

Temperatura volta a aumentar no mês de maio e poderá chegar aos 34°C no fim de semana

Por Kelly Martins
07/05/2016 • 20h00
Compartilhar

Apesar do clima ameno registrado em Três Lagoas nos últimos dias - uma das características do Outono - a temperatura volta a aumentar no mês de maio e poderá chegar aos 34°C no fim de semana. O calor intenso e atípico nesta estação sofre influência do fenômeno climático El Niño, responsável pelo superaquecimento das águas do Oceano Pacífico, segundo informações do meteorologista Natálio Abrahão. 

Ele explica que o fenômeno começa a enfraquecer em Mato Grosso do Sul, mas com a presença de uma massa de ar quente e seca que deverá prevalecer ao longo do primeiro semestre do ano. “O que se prevê é um outono mais quente, diferentemente do que ocorreu no último ano quando tivemos temperaturas mais baixas. Historicamente, o El Niño é bom para o Estado porque distribui as chuvas mais regularmente e proporcionalmente a favor das atividades agrícolas. Assim o período de estiagem deve ser mais curto com alguma chuva intercalada de um período a outro”, ressaltou. 

O meteorologista pontua que o clima em Mato Grosso do Sul fortalece a presença de anticiclones (centros de alta pressão) contribuindo para redução de nuvens e de umidade, caracterizando as estiagens, oscilações de temperaturas, chuvas mais irregulares, além de ventos de rajadas pela madrugada. 

Este outono pode ser diferente nas temperaturas máximas. De acordo com Natálio, as massas de ar quente e seca serão mais intensas que anos anteriores. Em alguns casos, as máximas devem ultrapassar os 33°C e, as medias oscilar entre 28°C e 30°C. “Em municípios do norte, oeste e leste a temperatura pode ficar acima dos 34°C e ocorrer nas tardes de estiagens prolongadas”, frisa. 

O meteorologista ainda faz avaliação sobre as temperaturas que, de acordo com ele, apresentam grandes amplitudes (diferença entre a máxima e a mínima diária) com calor durante o dia e o frio nas noites. “ O que podem acarretar consequências fisiológicas humanas significativas de bronquite e asma, por exemplo”, concluiu.
Há previsão de chuvas para este domingo (8) em Três Lagoas. A umidade do ar pode ficar próxima de 30% na cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas