Veículos de Comunicação

JANEIRO DE 2026

Com fim do vazio sanitário produtores de Soja tem que decalarar área para 2026

Vazio sanitário da soja em MS termina em 15/09 e produtores devem informar a área a ser cultivada até janeiro de 2026.

O período de 90 dias, durante o qual é proibido o plantio e é necessário monitorar as áreas para evitar plantas remanescentes
O período de 90 dias, durante o qual é proibido o plantio e é necessário monitorar as áreas para evitar plantas remanescentes

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul, um protocolo fundamental para a saúde das lavouras, está se aproximando do fim. O período de 90 dias, durante o qual é proibido o plantio e é necessário monitorar as áreas para evitar plantas remanescentes, termina no dia 15 de setembro.

Objetivo do Vazio Sanitário: Combater a Ferrugem Asiática

O principal objetivo do vazio sanitário é mitigar a proliferação da ferrugem asiática, uma doença que pode afetar drasticamente a produção de soja. Embora a ferrugem, que já foi uma grande ameaça, seja hoje controlada de forma eficaz com a aplicação de diversos produtos ao longo da safra, o monitoramento e a informação continuam sendo cruciais. Na safra passada, foram registradas 57 ocorrências da ferrugem.

Obrigatoriedade da Declaração de Área Plantada

Com o término do vazio sanitário, o plantio da soja 25/26 é oficialmente liberado. No entanto, os produtores rurais têm um “dever de casa”: devem informar a área que será cultivada em Mato Grosso do Sul. Este registro é obrigatório e deve ser feito no portal da IAGRO, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do estado.

O prazo para realizar esse cadastro é estendido, começando em 1º de setembro e indo até 10 de janeiro do próximo ano. O produtor não precisa esperar o vazio sanitário terminar para fazer a declaração.

A IAGRO busca, com essa informação, ter uma previsão do espaço que será ocupado pela soja em Mato Grosso do Sul, permitindo um acompanhamento mais eficaz e contínuo da saúde das lavouras.