
A escola estadual Cacique Timóteo da Aldeia Cachoeirinha em Miranda vai oferecer aos alunos ensino integral. A novidade foi divulgada nesta sexta-feira (13), durante agenda do governador Reinaldo Azambuja. Com a reforma recentemente, o local vai passar a ofertar curso médio aos indígenas a partir de 2023.
Durante a cerimônia de entrega, o governo entregou um lote de sementes de milho, feijão e hortaliças à aldeia, como parte do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas (Proacin) criado em 2015 para fomentar a agricultura familiar sustentável. Em todo o Estado, o programa já distribuiu este ano cinco mil sacas de sementes milho, 1.860 sacas de feijão e 450 kg de hortaliças às 73 comunidades indígenas.
O Proacin, segundo o conforme, está investindo mais de R$ 7 milhões em 2023, incluindo a distribuição de 15 mil toneladas de calcário e recuperação de todas as estradas vicinais que dão acesso às aldeias. Parte dos recursos (R$ 2 milhões) foi direcionada pela Agraer às prefeituras para a aquisição de óleo diesel para consumo e operacionalização das patrulhas mecanizadas.