Em evento na governadoria do estado nesta terça-feira (08), o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), lançou a campanha “O Protagonismo das Mulheres Sul-Mato-Grossenses: Empoderamento & Empreendedorismo”. O foco da campanha é a sensibilização da sociedade no combate da violência contra a mulher e fomentar o protagonismo de mulheres empreendedoras no estado.
Na solenidade, foi realizada a entrega de bens permanentes para reestruturar órgãos da rede de atenção e proteção à mulher fronteiriça aos municípios que integram o programa “MS Fronteiras”. O grupo de trabalho contempla 18 cidades de fronteira e tem o objetivo de realizar o mapeamento e diagnóstico dos tipos de violência que acometem as mulheres que vivem nas áreas de fronteira, visando à construção de políticas públicas para a superação das desigualdades e enfrentamento à violência, buscando o desenvolvimento econômico e social.
O Governador Reinaldo Azambuja estava presente no evento e falou sobre o combate à violência no estado. "A importância desse trabalho e das políticas públicas a favor das mulheres é fruto de uma conscientização de todos nós, estamos fazendo a nossa parte do que cabe ao setor público com decretos, estímulos às mulheres na formação científica, com fortaleciamento nos centros de apoio às mulheres, mas, mais do que isso é preciso uma maior consciência de nós e da população para enfrentar a violência contra as mulheres, é um trabalho em conjunto do poder público com a sociedade".
E de acordo com o governador, os eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher continuam na tarde desta terça, com a entrega dos certificados “Empresa Amiga da Mulher” e lançamento do "Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres" na Assomassul. O evento também contará com a presença de gestoras de políticas para mulheres, vereadoras, autoridades e lideranças do interior para anunciar as parcerias para o ano de 2022.
A Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres Luciana Azambuja conta que durante todo o mês de março, a SPPM vai realizar diversas atividades com diferentes segmentos de mulheres, para reconhecer a importância da participação de todas no desenvolvimento econômico e social do Estado.