Com princípio fundamental da economia e do desenvolvimento sustentável, o objetivo da Moda Circular é preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos, ou seja, menos fast moda e mais circulação de peças com bons materiais, preços e maior vida útil.
Em Campo Grande a mamãe empreendedora Pauline Greco criou o Brechó Infantil Mamãe Quati com a visão da moda circular. “Veio da necessidade de empreender e do desejo de levar adiante a sustentabilidade, que é uma das áreas que eu mais amo. Me chamou muito atenção as pessoas quererem ter coisas boas, mas sem o valor para investir na peça nova. Então, uma peça muito bem conservada no desapego você pode comprar por menos da metade do valor do novo”, explicou.
O contato com os brechós começou na adolescência, ao buscar uma forma mais econômica de continuar vestindo boas peças por um preço mais em conta. Atitude positiva na visão da economista comportamental, Andreia Saragoça, não só na hora de comprar as roupas, mas também os eletrodomésticos ou utensílios de cozinha, por exemplo.
“Às vezes alguém tá indo embora para outra cidade e tá vendendo o jogo de panela que você quer por metade do preço então, claro, antes de fazer a aquisição você vai verificar quais as condições. Eu acho uma excelente ideia”, afirmou.
Saragoça disse ainda que as compras em maior quantidade também devem ser levadas em consideração, as vezes reunindo familiares ou amigos, fechando um montante com valore mais atrativos. Além da moda sustentável, o nosso orçamento também precisa seguir o mesmo caminho. “O orçamento sustentável é construir uma reserva financeira estratégica e assim consegue fazer escolher de curto, médio e longo prazo de maneira mais adequada, definindo quais são as nossas prioridades”, finalizou Saragoça.
O insight para abrir o brechó veio após a maternidade, ao perceber a oferta e procura por peças infantis em grupos de mensagens e aplicativos. Com um levante das roupas dos filhos Pauline fez um anúncio no Instagram, a venda online para algumas amigas ganhou força e precisou crescer. Hoje, o Mamãe Quati tem espaço físico com seis mil cabides rotativos e uma rede bem formada de venda, compra e amizades.
“Algumas amigas vendo eu fazer decidiram deixar malinha com peças dos filhos comigo em consignação. Por se tratar de desapego eu achei muito importante ter essa disposição do espaço físico, é diferente vender por foto e disponibilizar para a mamãe ver”. O desafio, além do empreendedorismo, é reforçar a ideia da moda circular e tirar aquela impressão antiquada de que brechós são lugares velhos, com roupas feias e energia ruim.
“É uma loja climatiza, a pessoa entra e tem um impacto muito grande de organização, tudo é dividido por numeração. Eu posso dizer que de 50 mães que entram, uma ou duas não ficam confortáveis”, finalizou. Para os amantes de brechó, principalmente as mamães, o Brechó Mamãe Quati atende online, pelo Instagram (clique aqui para acessar).