
Iniciativa promovida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Sesc Dourados, realiza nesta sexta (24) e sábado (26) a “Ação Especial Outubro Rosa – Saúde, Prevenção e Acolhimento”, uma programação dedicada à conscientização e ao cuidado com a saúde da mulher.
A proposta é estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama e ampliar o acesso à informação sobre prevenção, autocuidado e acolhimento. A ação tem como proposta fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da saúde e à valorização das mulheres douradenses.
Na sexta-feira (24), as atividades ocorrem no espaço externo do Sesc, com atendimentos informativos e ações de sensibilização. Haverá distribuição de laços rosa, demonstrações práticas do autoexame das mamas com o uso de bonecos anatômicos e materiais ilustrativos, além de orientações e encaminhamentos para a rede pública de saúde. O espaço contará ainda com música ambiente, decoração temática e um ponto para fotos “Eu apoio o Outubro Rosa”.
Já no sábado (25), a programação segue no auditório do Sesc, durante o período da manhã, com abertura oficial realizada por representantes do Sesc e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. Em seguida, ocorre a palestra “A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, ministrada por Cida Palmeira, coordenadora da Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD), e Ana Carla, enfermeira do Centro de Atendimento à Mulher (CAM).
Durante o encontro, também serão apresentados dados e estatísticas locais sobre a saúde da mulher, com espaço aberto para perguntas e diálogo com o público. A coordenadora de políticas públicas para mulheres, Ana Carolina Prates, explica que o Outubro Rosa representa muito mais que uma campanha, sendo um momento de acolhimento e conscientização. “Ao realizarmos o Outubro Rosa, promovemos mais do que uma campanha: criamos um espaço de acolhimento, conscientização e valorização da vida. Quando unimos poder público, instituições parceiras e a sociedade civil em torno da prevenção, estamos construindo uma cidade mais saudável e com mais oportunidades de cuidado e escuta para as mulheres”, afirmou.
A população é convidada a participar neste final de semana das ações, de forma a fortalecer a corrente de solidariedade e conscientização que marca o Outubro Rosa em Dourados.