RÁDIOS
Três Lagoas, 03 de maio

Sem hospital, estudantes de medicina terão que viajar para Campo Grande

Uma das alternativas encontradas pela reitoria da UFMS seria a de atender aos estudantes no Hospital Universitário da capital

Por Ana Cristina Santos
14/10/2017 • 14h26
Compartilhar

Alunos do quarto ano do curso medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, precisarão se deslocar até Campo Grande para dar sequência nas aulas práticas, necessárias para a formação e conclusão do curso. A medida está sendo necessária porque eles não podem contar com a estrutura do Hospital Regional que já deveria ter sido concluído se o governo do Estado tivesse executado a obra, acompanhado o desenvolvimento do curso, iniciado em 2014. A direção do Campus agora estuda como será feito esse transporte dos acadêmicos, entre Três Lagoas e Campo Grande.

Para que os estudantes não fiquem ainda mais prejudicados, a direção do campus da UFMS vem tentando uma parceria com o Hospital Auxiliadora de Três Lagoas. No entanto, de acordo com o diretor do campus da UFMS, Osmar Jesus Macedo, até agora o convênio não foi assinado. “Estamos aguardando uma resposta do hospital, que ainda não nos encaminhou um ofício com as reivindicações para atender ao curso de medicina”, comentou.

O convênio entre a UFMS e o Auxiliadora ainda não foi assinado porque houve a necessidade de algumas adequações no hospital. Para o início das aulas práticas, segundo Osmar, o hospital não precisaria de grandes mudanças, já que os alunos iriam apenas acompanhar os médicos nos procedimentos cirúrgicos. Quando iniciar o processo de estágio interno é que haveria a necessidade dos acadêmicos permanecerem por um período maior dentro do hospital, que teria então que proceder adequações na estrutura e ter mais especialidades médicas.

JPNEWS: BANNER  CASA DOS SONHOS CONTR. 28807 01.02 A 31.10.2024 ATUAL. 05.04.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das alternativas encontradas pela reitoria da UFMS seria a de atender aos estudantes no Hospital Universitário de Campo Grande. Os alunos se deslocariam de ônibus ou van para a capital divididos em turmas para não haver um número elevado de acadêmicos no local.

A quarta turma do curso de medicina tem 44 alunos. Atualmente, eles fazem aulas práticas no Hospital da Cassems e, em outras unidades de saúde do município. Mas, neste segundo semestre já deveriam estar acompanhando cirurgias no hospital.

De acordo com o diretor da UFMS, até agora nenhuma autoridade política procurou a direção do campus local para tentar ajudar a resolver o problema. Segundo Osmar, nem o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), nem a secretária de Saúde Angelina Zuque, nem o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nem senadores e deputados estaduais, procuraram a direção do campus local para ajudar resolver esse impasse que se arrasta há meses e vem prejudicando a formação dos futuros profissionais médicos.

Hospital

As obras de construção do Hospital Regional de Três Lagoas foram iniciadas em abril deste ano. A previsão é que o empreendimento seja finalizado dentro de dois anos. A obra é executada pelo governo do Estado. O hospital está em construção em uma área de 26 mil m² no Distrito Industrial, às margens da rodovia BR-158, doada pelo empresário Magid Thomé Filho à prefeitura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas