No dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador no Brasil e vários países. O feriado nacional representa uma data dedicada a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A origem desse dia está ligada as manifestações de trabalhadores na praça Haymarket, cidade de Chicago, nos Estados Unidos, que foram mortos por policiais por reivindicar melhores condições de trabalho.
Mais de 20 trabalhadores morreram nas manifestações no ano de 1886. Naquela época, dentre as principais reivindicações estavam à redução da jornada de 13 para 8 horas, melhores salários, descanso semanal remunerado e um período anual de férias.
Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
No Brasil, a data passou a ser oficial em 1925, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. Mas existem relatos que desde 1895 o dia já era celebrado.
Hoje, a data perdeu um pouco do caráter reivindicativo. No feriado, geralmente há festas organizadas pelas principais centrais sindicais do país.
FATOS IMPORTANTES
Porém, o dia 1º de maio também marca fatos importantes ocorridos no Brasil: Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).
Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.