Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Moradores reclamam de demora na entrega de correspondências

Serviço é executado normalmente mesmo com insatisfação

 - Reprodução
- Reprodução

Moradores de vários bairros de Três Lagoas estão reclamando e sofrendo com os atrasos dos Correios na entrega das correspondências, muitos afirmam que já tiveram que pagar multas devido à demora no recebimento das contas.

A recepcionista Laís Coutinho Teixeira, de 25 anos, costuma fazer compras em lojas de departamento, via cartão, e geralmente seus boletos atrasam 4 dias depois do vencimento para chegar.

Mas esse problema não afeta apenas os boletos e faturas. O professor José Miguel dos Santos, do bairro Novo Aeroporto, aguarda uma compra feita pela internet, o prazo de entrega era de até 13 dias, já se passaram alguns dias dessa data e o produto ainda não foi entregue.

Além dos atrasos, Ivonete Girabel Barba, moradora do bairro Interlagos, reclama dos serviços dos carteiros, “Eles passam correndo e jogam as correspondências no chão ou em outros lugares, quando chove molha tudo, ou suja e rasga, já perdi muitos documentos assim”.

Patrícia Souza Ribeiro, promotora de vendas, do Jardim Brasília, já desembolsou em torno de 30 reais, para pagar às multas devido ao atraso nas entregas de suas correspondências. Pela terceira vez Priscila Santos de Souza, sofre com os atrasos dos correios no bairro Vila Novos, a fatura do cartão e telefone sempre vem atrasada.

Segundo informou a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul (Sintect), Elaine Regina de Souza Oliveira, esse problema acontece porque existe uma defasagem no quadro de funcionários do órgão. Há três meses foi enviado um ofício para a Diretoria Regional com uma resolução de contratação indicando o número de funcionários pendentes para cada setor e cidade em todo Estado, sem reposta até a data de hoje,  os representantes pretendem denunciar a omissão da Diretoria para esse e outros problemas enfrentados pelos trabalhadores da classe, no Ministério Público.

Elaine também ressaltou que em Três Lagoas seria preciso aproximadamente à contratação de 20 pessoas, para sanar o problema dos atrasos nas entregas das correspondências. Já em todo o estado o número de contratações para solucionar esta e outras dificuldades é de 300 pessoas, apontou o levantamento.

PARALISAÇÃO

No dia 13 de novembro, os funcionários dos Correios fizeram uma paralisação com duração de 24 horas, não aderida pelos funcionários de Três Lagoas, em protesto a algumas negociações e acordos não cumpridos pela Diretoria Regional. Além da defasagem no quadro de funcionários dos Correios o Sintetc denunciou outras dificuldades enfrentadas.

Fora o déficit no quadro de funcionários, cerca de 80 trabalhadores saíram da empresa para assumir vagas em outros concursos públicos, esse fato acontece porque o piso salarial dos Correios é o menor comparado aos órgãos federais, como Bancos Brasil, Caixa Econômica Federal e etc.

Não há previsão para abertura de concurso público, e o último concurso realizado pela instituição foi no ano de 2011. Atualmente as contratações só acontecem para repor as vagas já existentes.

A Secretária Geral do Sintetc destacou outro problema: “As cidades vem crescendo e se desenvolvendo, mas os Correios não acompanhou esse crescimentos, prova disso, são os carteiros que são obrigados a fazer hora extra, trabalhar aos sábados e, às vezes,  até aos domingos para darem conta das entregas, e o maior  prejudicado com tudo isso é a população”.

REPOSTA

Em nota, a Assessoria de Comunicação dos Correios do Mato Grosso do Sul informou que a entrega de correspondências na cidade de Três Lagoas está sendo operacionalizada regularmente. Podem ocorrer situações pontuais que gerem um atraso eventual como, por exemplo, chuvas em excesso, feriados prolongados e postagem fora do prazo por parte de grandes clientes. Nesses casos, os Correios adotam rapidamente medidas para regularizar a entrega.  Caso algum cliente esteja recebendo correspondências atrasadas, deve entrar em contato com os Correios, por meio do Fale Conosco, para que sejam verificados os motivos do atraso.

A Assessoria esclareceu ainda que não foi identificado atraso na entrega de encomendas na cidade. Com exceção das encomendas que possam ter problemas de endereçamento, todas as demais são entregues na mesma data em que chegam na cidade de Três Lagoas. Reclamações ou dúvidas sobre os serviços prestados pelos Correios devem ser registradas no site www.correios.com.br ou no telefone 0800.725.0100.