Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Professores conquistam piso de 20 horas/aula em Três Lagoas

Durante negociações, categoria chegou a cogitar fazer mobilizações

Professores conquistam piso de 20 horas/aula em Três Lagoas

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (Sinted) e a Prefeitura de Três Lagoas chegaram a um acordo sobre o piso salarial para 20 horas/aulas, que será implementado na Rede Municipal de Educação. Durante, assembleia realizada na manhã de ontem, a categoria decidiu aprovar a proposta oferecida pela prefeitura.

O sindicato chegou a cogitar a possibilidade de manifestação nas ruas da cidade, caso não houvesse um avanço nas negociações com a administração municipal. Entretanto, depois de três reuniões realizadas entre representantes do sindicato e da prefeitura, ambos chegaram a um consenso sobre o projeto de Política Salarial da Rede Municipal de Educação.

De acordo com a presidente do Sinted, Maria Diogo, ficou decidido que a prefeitura vai implantar o piso salarial do magistério para 20 horas/aulas em seis anos. A princípio, a categoria reivindicava que esse piso fosse implantado em quatro anos. A administração municipal, por sua vez, tinha sugerido em sete anos. Mas, depois das reuniões, decidiu-se que será implementado dentro de seis anos.Também ficou acordado que o piso equivalente há seis horas para os administrativos será implementado em cinco anos.

Maria Diogo Informou que o projeto de política salarial da Rede Municipal de Ensino começa a ter validade neste ano. Em dezembro, a prefeitura vai fazer a incorporação de 10% das gratificações. Em janeiro de 2015, aplica o reajuste do piso, mas o ganho real. Além disso, fará a incorporação de 15% das gratificações em maio e junho. A partir daí, de janeiro de 2016, a janeiro de 2.020, será concedido o reajuste do piso, mas o ganho real.

De acordo com a presidente do Sinted, atualmente o piso salarial dos professores é de R$ 1.697,36. Com a incorporação dos 10%, chegará a R$ 1.867,09. Portanto, em dezembro deste ano, a Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas, que atualmente ocupa o 45º lugar no ranking salarial do Estado, passará a ocupar a 11ª posição. Em 2015, o município passará a ocupar o 3º lugar no ranking salarial com a incorporação do piso, mas o ganho real.

Para os funcionários do administrativo, haverá um reajuste linear, referente ao percentual do piso nacional. Já os servidores do administrativo, com pró-funcionário, terão direito de 2015 a 2019 a uma gratificação de 6% por ano, sendo que no último integralizará 24% e no ano subsequente incorpora no piso.

Ainda de acordo com a presidente do Sinted, ficou acordado também que todas essas propostas estarão incluídas em um projeto de lei, que será elaborado pelo Executivo e encaminhado para a aprovação do Legislativo. Para Maria Diogo, o resultado das negociações foi positivo tanto para a categoria quanto para a prefeitura.