Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Senai e Fibria oferecem cursos de capacitação florestal

Em ambos os cursos as aulas são realizadas na sede da Cetec Senai Três Lagoas e na Fazenda Projeto Matão

Os melhores alunos serão contratados pela Fibria -
Os melhores alunos serão contratados pela Fibria -

O Departamento Regional do Senai, representado pelo diretor Jaime Verruck, e a Fibria, representada pelo diretor Rôney de Alvarenga, acertaram parceria para capacitar, até o mês de outubro deste ano em Três Lagoas, 96 trabalhadores nos cursos de operador mantenedor de máquinas de colheita florestal e de mecânico de máquinas florestais.

Os dois cursos são ministrados por profissionais qualificados nas tecnologias atuais do setor com a utilização de simuladores de realidade virtual e máquinas de colheita florestal Forwarder e Harvester com cabeçote.

No curso de operador mantenedor de máquinas de colheita florestal, são três turmas com 24 alunos cada, totalizando 48 alunos, enquanto no curso de mecânico de máquinas florestais tem apenas uma turma de 24 alunos.

Em ambos os cursos as aulas são realizadas na sede da Cetec Senai Três Lagoas e na Fazenda Projeto Matão – Modulo 9 de Colheita Florestal da Fibria, que fica na zona rural do município de Três Lagoas, sendo que os melhores alunos podem ser contratados pela fábrica de celulose localizada na cidade.

Segundo o gerente do Cetec Senai Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, o curso de operador mantenedor de máquinas de colheita florestal tem duração de dois meses e os alunos têm Ensino Médio completo e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria “C”, “D” ou “E”.

“Após serem formados, os alunos estarão aptos a trabalhar na extração florestal em geral. Eles também vão receber sólidos conhecimentos, tendo condições para realizar com habilidade a operação de máquina de colheita dos tipos Forwarder e Harvester e executarem manutenções básicas no equipamento, embasados em normas e procedimentos técnicos de segurança, qualidade e de preservação do meio ambiente”, disse.

Já no caso do curso de mecânico de máquinas florestais são três meses de duração e os alunos também têm Ensino Médio completo, CNH na categoria “C”, “D” ou “E” e curso de mecânica.

“Eles estarão aptos para realizar com habilidade a manutenção em equipamentos de colheita florestal embasados em normas e procedimentos técnicos de segurança, qualidade e de preservação do meio ambiente”, destacou o gerente do Cetec Senai Três Lagoas, completando que os cursos contam ainda com a parceria do Senai do Espírito Santo, que fornece estrutura física, docentes e equipamentos.