O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Aparecida do Taboado deu início na manhã desta quinta-feira (15/05) a uma série de palestras educativas nas escolas públicas do município, iniciando pela rede municipal.
A ação integra a campanha nacional Maio Laranja, dedicada à conscientização, prevenção e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
As atividades direcionadas aos alunos são conduzidas pela psicóloga Anna Carollina Batalha. Os encontros têm como foco principal os direitos da criança e do adolescente, os sinais de violência sexual, a importância da escuta acolhedora e os caminhos para denúncia.
Concurso de redação
Os estudantes da rede pública de ensino de Aparecida do Taboado também estão sendo motivados a participar do concurso de redação sobre o tema.
O anúncio dos vencedores e entrega da premiação ocorrerão no dia 30 de maio pela manhã no Salão de Festas da Melhor Idade.
Empresas do município contribuíram oferecendo os prêmios para o concurso de redação, que serão entregues aos três primeiros colocados de cada categoria.
Os participantes estarão distribuídos em três categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Entre os prêmios estão bicicletas, tabletes, kits da Cacau Show e fones de ouvido.
Casos confirmados de abuso
O Conselho Tutelar do município registrou em 2024, 19 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Segundo a coordenadora da instituição, Jéssica Vieira, somente neste mês de maio já são três denúncias em apuração. “São números que deveriam estar caindo, mas a gente persegue que seguem aumentando com o decorrer dos meses”, destacou Jéssica.
Foco na escola
De acordo com o Creas, a proposta é fortalecer a rede de proteção, transformar a escola em um ambiente ainda mais seguro e ampliar o acesso à informação sobre os mecanismos legais e sociais de defesa da infância. “Precisamos garantir que todos saibam identificar situações de vulnerabilidade e saibam como agir. A escola tem papel fundamental na difusão dessas informações”, destacou Lucimeire Brandão, coordenadora da instituição.
Criada para reforçar o combate à violência sexual infantojuvenil, a campanha Maio Laranja tem como símbolo a flor de cor vibrante, que representa tanto a delicadeza quanto a necessidade de proteção das crianças e adolescentes.
Além do abuso sexual, a campanha chama atenção para outras formas de violência infantil, como:
- Negligência – ausência de cuidados básicos;
- Violência psicológica – ameaças, humilhações e intimidação;
- Trabalho infantil – exploração de menores de forma ilegal e prejudicial ao desenvolvimento.
A sociedade pode denunciar qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes, ligando para o Disque 100 ou entrando em contato com o Conselho Tutelar pelo número (67) 99829-8007.
Assista a reportagem do RCN Notícias: