
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fecham em todo o país de quarta-feira (28) a sexta-feira (30), período em que não haverá atendimento presencial. A suspensão ocorre devido a melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela área de tecnologia da informação da Previdência Social.
Além do fechamento das unidades, o INSS informou que os canais remotos também terão interrupção temporária. O Meu INSS, disponível no site e aplicativo, e a central telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h de terça-feira (27) até sábado (31).
Até o dia 27, no entanto, os canais digitais seguem funcionando normalmente, com mais de 100 serviços disponíveis, como consultas, emissão de documentos e solicitações de benefícios.
Segundo o instituto, a interrupção ocorre para modernizar os sistemas e garantir mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos segurados.
Atendimento extra no fim de semana e reencaixe de agendamentos
Para reduzir o impacto da paralisação temporária, o INSS informou que realizou atendimento extra no último final de semana, com o objetivo de antecipar parte dos agendamentos.
O órgão também afirmou que promoveu o reencaixe de atendimentos nos casos em que o beneficiário optou por ser atendido presencialmente em um dia útil, após o período de fechamento das agências.
A orientação ao público é se programar, priorizar serviços antes da indisponibilidade e acompanhar os canais oficiais para novas informações.
*Com informações do Governo Federal