Veículos de Comunicação

INFLAÇÃO DO PÂNCREAS

Anvisa alerta para riscos das canetas emagrecedoras

Agência reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico

O medicamento inclui substâncias como dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida Foto: Agência Brasil
O medicamento inclui substâncias como dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu (9) um alerta de farmacovigilância sobre os riscos do uso indevido de medicamentos conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras.

O medicamento inclui substâncias como dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida, utilizadas no tratamento de doenças como o diabetes, e que têm sido empregadas fora das indicações aprovadas, especialmente para emagrecimento.

Em nota, a Anvisa afirmou que, embora os riscos já constem nas bulas dos medicamentos registrados no país, houve aumento das notificações de eventos adversos no Brasil e no exterior, o que motivou o reforço das orientações de segurança.

Segundo a agência, o uso desses medicamentos exige prescrição e acompanhamento de profissional habilitado, devido ao risco de eventos adversos graves, como a pancreatite aguda,  que é uma inflamação do pâncreas, um órgão essencial para a digestão e controle da glicemia. A evolução da doença pode chegar a quadros severos e até levar à morte.

Apesar do alerta, a Anvisa destacou que não houve mudança na relação entre risco e benefício dos medicamentos. De acordo com a agência, os benefícios terapêuticos continuam superando os efeitos adversos quando o uso segue as indicações e orientações descritas em bula.

O comunicado cita ainda alerta recente da agência reguladora do Reino Unido, que apontou risco, ainda que considerado pequeno, de casos graves de pancreatite em pacientes que utilizam esse tipo de medicamento.

Notificações de Eventos Adversos e Óbitos

Dados da Anvisa mostram que, entre 2020 e dezembro de 2025, foram registradas 145 notificações de suspeitas de eventos adversos no país, além de seis casos com desfecho de óbito sob investigação.

Desde junho de 2025, farmácias e drogarias são obrigadas a reter a receita médica desses medicamentos. A prescrição passou a ser feita em duas vias, com validade de até 90 dias, medida adotada para coibir o uso indiscriminado.

Orientações da Anvisa aos Usuários

A Anvisa orienta que usuários procurem atendimento médico imediato em caso de dor abdominal intensa e persistente, acompanhada de náuseas e vômitos. Profissionais de saúde devem suspender o tratamento diante da suspeita de reação adversa.