O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de tempestades em alguns municípios de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (6). As cidades que registraram ventos fortes nas últimas horas foram: Campo Grande com quase 63km/h, em seguida, Nova Alvorada do Sul, Bandeirantes, Camapuã e Corumbá. De acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, as chuvas que ocorrem agora à tarde são provenientes de uma área de instabilidade entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, devido a presença de um centro de baixa pressão, somado ao calor e umidade alta em todo o estado.
“Essas condições permanecem até a noite, mas amanhã há previsão de chuvas intensas, exceto a região norte e nordeste do estado com chuvas isoladas. Um forte nevoeiro em acontece agora em Ponta Porã, com visibilidade zero e aeroporto fechado", explica o especialista.
Ainda conforme Abrão, há possibilidade de alguns municípios registrarem chuvas com granizo. “As chuvas podem ser superioras a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia com ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, destaca.
O Inmet informou que as chuvas mais expressivas em setembro, ocorreram na região Centro-Oeste após meses de seca, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. Uma massa de ar quente e úmida provocou chuvas significativas na última semana do mês, com destaque para as cidades de Aquidauana (93,8 mm) e Sidrolândia (73,8 mm), ambas no dia 28.