
O Governo de Mato Grosso do Sul destinou R$ 2,6 milhões para a realização do Carnaval 2026 em Campo Grande, valor que representa o dobro do investimento aplicado no ano anterior. O montante garante a estrutura dos desfiles das escolas de samba na Praça do Papa e fortalece os blocos de rua, com a expectativa de atrair mais de 100 mil pessoas entre moradores e turistas.
O fortalecimento da festa popular marcou a reunião do governador Eduardo Riedel com representantes da Lienca, na tarde desta segunda-feira (9), com participação do secretário da Setesc, Marcelo Miranda, do diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, e do deputado estadual Junior Mochi.
Trabalho conjunto e fortalecimento das escolas
O governador Eduardo Riedel destacou a atuação integrada entre Governo do Estado, Assembleia Legislativa e entidades carnavalescas como base para os avanços do Carnaval da Capital.

“A gente só consegue avançar e entregar esse resultado porque existe um trabalho conjunto, inclusive nas campanhas, criando as condições para que chegássemos onde chegamos. Essa soma de esforços permite que vocês trabalhem o ano inteiro e entreguem esse resultado para a sociedade”, declarou
Programação e tradição
O desfile das escolas de samba de Campo Grande acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Praça do Papa. O calendário inclui ainda a Mostra das Fantasias Carnavalescas, no Armazém Cultural, com foco na valorização dos carnavalescos e da produção artística local.
Campo Grande mantém o título de única capital do Centro-Oeste a realizar desfile oficial de escolas de samba, reforçando a identidade cultural e a tradição do Carnaval sul-mato-grossense.
Investimento e impacto econômico
O aporte de aproximadamente R$ 2,6 milhões representa o dobro do valor destinado no ano anterior e garante infraestrutura de grande porte, com palcos, som, iluminação, logística e serviços de apoio.
O investimento impulsiona setores como comércio, hotelaria, alimentação e transporte, além de gerar renda para artistas, trabalhadores da cultura e prestadores de serviço
“É um investimento significativo, uma evolução muito grande, principalmente pelo retorno em termos de fomento. É um orgulho ter esse aporte, que traz valorização cultural e geração de renda para a população”, ressaltou o secretário Marcelo Miranda.
*Com informações e imagens da Agência de Notícias MS