
O novo tomógrafo no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, começou a reforçar a estrutura de diagnóstico por imagem da unidade e deve ampliar a capacidade de realização de exames com mais rapidez e qualidade.
O equipamento é um tomógrafo multislice de 64 canais, com 128 slices, tecnologia considerada de última geração para exames de alta complexidade.
A chegada do aparelho também garante a continuidade do serviço de tomografia na rede hospitalar, em um cenário de alta demanda. Somente no mês de novembro, por exemplo, o HRMS realizou mais de 1,7 mil tomografias.
Com o novo equipamento, o hospital passa a contar com recursos adicionais para exames específicos, incluindo softwares voltados para avaliações cardíacas. O tomógrafo também permite procedimentos como colonoscopia virtual e endoscopia virtual, conforme as necessidades clínicas e os protocolos adotados pela equipe médica.
Outro diferencial é a presença de injetora automática de contraste, que contribui para padronizar etapas do exame e ampliar a segurança durante a aplicação do procedimento, além de viabilizar diferentes protocolos de investigação.
Investimento foi de R$ 1,8 milhão
O investimento no equipamento foi de R$ 1,8 milhão, com recursos viabilizados por meio de emenda parlamentar. A compra faz parte do processo de atualização do parque tecnológico do HRMS, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe casos encaminhados de diversas regiões do Estado.
A diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), Marielle Alves Corrêa Esgalha, afirmou que o reforço tecnológico amplia a capacidade diagnóstica e fortalece a assistência prestada na unidade.
“A incorporação deste novo tomógrafo representa um avanço concreto na modernização do HRMS e no fortalecimento do nosso parque tecnológico, oferecendo mais segurança e qualidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, destacou.
*Com informações do Governo de MS