Veículos de Comunicação

Campanha

Maio Amarelo alerta para altos índices de internações hospitalares por acidentes de trânsito

Dados da Santa Casa mostram que três pessoas por dia, em média, são operadas no hospital

No ano passado, o pronto-socorro recebeu 2.998 pacientes nesse setor, sendo 2.334 homens e 664 mulheres - Foto: Divulgação Santa Casa
No ano passado, o pronto-socorro recebeu 2.998 pacientes nesse setor, sendo 2.334 homens e 664 mulheres - Foto: Divulgação Santa Casa

Alisson Teixeira é um dos 289 motociclistas atendidos neste ano pelo setor de Trauma e Ortopedia da Santa Casa de Campo Grande. O jovem permaneceu internado em leito de pronto-socorro no hospital por 20 dias. Dados da instituição revelam que três pessoas por dia, em média, são operadas no hospital porque se machucaram gravemente no trânsito. Diante do cenário crítico, a Santa Casa iniciou a campanha Maio Amarelo 2022 com o tema “Consciência no Trânsito, Uma Questão de Saúde Pública”.

A ação tem o objetivo de alertar a sociedade para o alto índice de feridos e mortes no trânsito de Mato Grosso do Sul. De janeiro até agora, mais de 400 pacientes passaram pelo centro cirúrgico vítimas da violência nas ruas. Duas pessoas foram a óbito. 

"O cara invadiu a pista, furou o pare e me pegou de lado. Daí caí, chamaram a ambulância e vim parar na Santa Casa. O choque foi muito forte, meu fêmur quebrou e foi pra cima, deslocou. Vou precisar fazer uma cirurgia e agora tô usando meu tensor na perna pra poder puxar para o lugar", relata Alisson.  

No ano passado, o pronto-socorro recebeu 2.998 pacientes nesse setor, sendo 2.334 homens e 664 mulheres. No ano anterior, 2020, o pronto-socorro do hospital atendeu 3.011 vítimas de acidentes de trânsito, sendo que, destes, 2.338 foram do sexo masculino e 673 do sexo feminino. Os atendimentos aos pacientes em 2020, fizeram com que 1967 pessoas passassem por alguma abordagem cirúrgica.

A médica intensivista da Santa Casa, dra. Maria Augusta Rahe, fala sobre o atendimento no pronto-socorro. "Aqui na Santa Casa seus leitos são praticamente voltado para pacientes acidentados, fora os outros, mas em menor número. Isso é muito preocupante, porque o paciente poltrauma ocupa muito leito no CTI por um período grande", afirma.  

Nos últimos três anos, 119 pessoas morreram na Santa Casa devido à gravidade dos ferimentos causados por acidentes de trânsito. Assista ao vídeo institucional da campanha Maio Amarelo, iniciativa da Santa Casa de Campo Grande: