Veículos de Comunicação

Destinados A Exames

MS recebe contrastes apreendidos pela Receita Federal

Desabastecimento de insumos pela cadeia de produção motivou autorização emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral, após petição cível apresentada pelo Estado

Desabastecimento de insumos pela cadeia de produção motivou autorização emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral, após petição cível apresentada pelo Estado - Foto: Divulgação
Desabastecimento de insumos pela cadeia de produção motivou autorização emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral, após petição cível apresentada pelo Estado - Foto: Divulgação

Após solicitação feita pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Estado ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), a Justiça Eleitoral autorizou a doação de insumos hospitalares apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal de Corumbá, utilizados como contraste em exames diagnósticos como angioplastia, arteriografias, CPRE, entre outros. A medida foi acatada na noite de quinta-feira (13).

O pedido foi feito por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), devido à escassez do insumo em todo o país, tanto na rede pública como no setor privado, devido a pandemia da covid-19 e a guerra na Ucrânia.

No total, foram doadas 1.300 unidades do medicamento Neostgmina ampola; 2.023 unidades de Iopromida Ultravist 300, 50m e 1.291 unidades de Iopamiron 300 Iopamidol 50 ml.

A previsão era de que a carga de insumos hospitalares chegasse à capital na noite de sexta-feira (14), portanto, neste sábado (15) já será encaminhada ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e outras unidades hospitalares da rede pública estadual que utilizam o contraste.

Conforme o secretário estadual de saúde, Flávio Britto, o desabastecimento dos insumos no estado acarretou em suspensão de serviços essenciais ao atendimento de pacientes, por exemplo, das angioplastias e CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica).

Com a doação, após decisão assinada pelo desembargador Julizar Barbosa Trindade, a saúde estadual terá um fôlego até que as cadeias de suprimento, produção e distribuição do insumo sejam normalizadas, já nos próximos dias.