
Após solicitação feita pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Estado ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), a Justiça Eleitoral autorizou a doação de insumos hospitalares apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal de Corumbá, utilizados como contraste em exames diagnósticos como angioplastia, arteriografias, CPRE, entre outros. A medida foi acatada na noite de quinta-feira (13).
O pedido foi feito por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), devido à escassez do insumo em todo o país, tanto na rede pública como no setor privado, devido a pandemia da covid-19 e a guerra na Ucrânia.
No total, foram doadas 1.300 unidades do medicamento Neostgmina ampola; 2.023 unidades de Iopromida Ultravist 300, 50m e 1.291 unidades de Iopamiron 300 Iopamidol 50 ml.
A previsão era de que a carga de insumos hospitalares chegasse à capital na noite de sexta-feira (14), portanto, neste sábado (15) já será encaminhada ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e outras unidades hospitalares da rede pública estadual que utilizam o contraste.
Conforme o secretário estadual de saúde, Flávio Britto, o desabastecimento dos insumos no estado acarretou em suspensão de serviços essenciais ao atendimento de pacientes, por exemplo, das angioplastias e CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica).
Com a doação, após decisão assinada pelo desembargador Julizar Barbosa Trindade, a saúde estadual terá um fôlego até que as cadeias de suprimento, produção e distribuição do insumo sejam normalizadas, já nos próximos dias.