Veículos de Comunicação

CBN Boa Forma

Pulmões não são os únicos afetados pelas substâncias do cigarro

Colunista alerta que tabagismo causa cada vez mais malefícios à saúde

Dinei Carlos fala sobre os malefícios do cigarro - Foto: Eduardo Suede
Dinei Carlos fala sobre os malefícios do cigarro - Foto: Eduardo Suede

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. Durante a coluna CBN Boa forma nesta segunda feira (4), Dinei Carlos fala sobre os malefícios do cigarro no organismo. 

"A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, inclusive 70 cancerígenas. As principais são a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. Assim que inalada, ela passa pela boca e garganta, chegando aos pulmões. A nicotina é distribuída pelo sistema circulatório, atingindo o restante do corpo e chegando rapidamente ao cérebro, causando alteração no humor e relaxamento", explica, justificando as consequências do tabagismo. 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mostram que 443 pessoas morrem todos os dias no Brasil, por conta de problemas causados pelo tabagismo. Quanto às mortes anuais atribuíveis ao tabagismo: 37.686 correspondem à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 33.179 às doenças cardíacas, 25.683 a outros cânceres, 24.443 ao câncer de pulmão, 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao acidente vascular cerebral (AVC). Confira a coluna na integra: