RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Golpistas clonam site do Detran para subtrair dados e até dinheiro em MS

Aparência do site falso é a mesma do oficial; para não cair na fraude, é preciso se atentar ao endereço na barra superior

Por Nyelder Rodrigues
26/04/2022 • 12h01
Compartilhar

Clonagem de página. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul soltou alerta nesta terça-feira (26) sobre um novo golpe que está em prática, usando de uma página falsa que se faz passar pela oficial do Detran para enganar quem procure o atendimento online do departamento, subtraindo dados e até dinheiro das vítimas.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Detran, Robson Alencar, a denúncia teria chegado por meio de um condutor que procurou uma agência do órgão no interior na tentativa de receber a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O condutor afirmava que ele renovou o documento pelo site e mostrou o site falso, que tem o mesmo aspecto do site do Detran, mas está hospedado em um domínio completamente diferente do oficial. Ali, os golpistas acabam subtraindo informações e dados pessoais importantes das vítimas e até cobram por serviços prestados.

"Qualquer site que ofereça serviços ou informações e que não tenham o domínio oficial, que no caso do Estado é o ms.gov.br, é passível de fraude. No caso do Detran, não há outro site oficial que preste qualquer tipo de serviço se não for o oficial, por isso é importante observar", enfatizou o diretor do departamento.

O site oficial do Detran de Mato Grosso do Sul é o www.detran.ms.gov.br. Já o site utilizado no golpe foi o https://detranautenticidade.com/detranms/resultado-autenticidade.php. O endereço foi divulgado para melhor informar os cidadãos, e a orientação é que ele não seja acessado - mesmo que haja curiosidade - e assim problemas sejam evitados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande