RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Morre Fernando Penteado Cardoso, grande nome da agricultura brasileira

Agrônomo ficou conhecido pela criação da empresa Manah Fertilizantes

Por Éder Campos/Giovanna Dauzacker
08/09/2021 • 14h00
Compartilhar

Faleceu nesta terça-feira (7), o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso. Ele nasceu em São Paulo, em 1914, em plena turbulência da primeira guerra mundial e, portanto, tinha 107 anos e completaria 108 no próximo dia 19. Ficou conhecido depois de criar e dirigir a Manah Fertilizantes por mais de 50 anos, antes dela ser adquirida pela Bunge, em 2000.

Também idealizou e implantou a Fundação Agrisus em 2001, única entidade privada dirigida à pesquisa agronômica, que recebe projetos de todas as partes do país. Além disso, era empresário rural em várias cidades do interior paulista, como Mogi Mirim (SP), local onde ainda tem fazenda e passava a quarentena devido ao coronavírus.

Cardoso era formado em Agronomia pela escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em 1936. Desempenhou também várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande