RÁDIOS
Campo Grande, 30 de abril

Rota Gastronômica Pantaneira no maior evento de Turismo da América Latina

World Travel Market Latin America reúne 620 expositores de 40 países em São Paulo

Por Chef Paulo Machado
17/04/2024 • 14h00
Compartilhar

Acontece essa semana em São Paulo a maior feira de turismo da América Latina que é uma das mais importantes do mundo para o tema. É a WTM Latin América (World Travel Market) que vai até hoje (17), e tem 620 expositores, 40 países participantes, 27 mil profissionais do turismo juntos em 50 conferências, números que demonstram a grandiosidade desse super evento. 

E a nossa gastronomia regional está lá muito bem representada por Chefs e produtos do nosso estado. Chocolates com sabores regionais, doce de leite artesanal, cachaças, mel do Pantanal, uma verdadeira rede de ingredientes e preparos que representam nossa identidade. 

A líder do convívio Slow Food Pantanal e produtora de chocolates artesanais Beatriz Bianco da Angí, empreendedora de destaque nacional, disse que a ideia dela em trabalhar com chocolates surgiu quando visitou supermercados na Europa e viu chocolates com ingredientes da Amazônia nas prateleiras. E se perguntou, por que as pessoas não conhecem também a riqueza do Pantanal?

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E hoje a empreendedora tem a chance de mostrar as riquezas de seus produtos Angí, feitos com frutos nativos colhidos e vendidos por pequenas comunidades do Pantanal, e que ano passado, teve o faturamento de R$ 800 mil.

A apicultora Déborah Reichardt da marca de apicultura sustentável do pantanal, a BeeCo, também está na feira WTMLatin e disse o seguinte sobre a participação: “para nós foi uma boa oportunidade de apresentar a marca para um novo segmento, fazer novas conexões e prospeções que não faríamos se não fosse a WTM. O segmento do turismo é importante para consolidar alguns produtos como souvenirs característicos de um estado, como o Bolo de Rolo no caso de Recife, ou a Goiabada Cascão no caso de Minas. A WTM é um caminho para colocarmos o Mel como um produto característico e de extrema qualidade do Mato Grosso do Sul.

A cozinha show ficou a cargo dos Chefs Marcílio Galeano e Lucas Caslu, do Perlage buffet, empresa da capital especializada em eventos especiais, e a cada dia os Chefs brilhantemente atendem filas de participante da feira ávidos por descobrir o que o Pantanal tem?! Qual o tempero e o segredo desta culinária tão desejada. Afinal, o turismo também pode ser apresentado pelo prato, não é mesmo?! 

E que pratos. O menu nesses dias de feira tem: Ceviche de pintado; Paçoca de carne de sol, banana da terra e queijo Nicola; Caldo de piranha; Doce de leite do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Conversei com o Chef Marcílio esta manhã e ele me disse que: "Juntos, estamos unidos em um evento incrível, impulsionando o turismo em Mato Grosso do Sul com entusiasmo e dedicação, compartilhando as maravilhas deste estado deslumbrante para o mundo todo conhecer."

Mas afinal. O que é a Rota Gastronômica Pantaneira, edição águas?

Com o sucesso da 1ª edição da Rota Gastronômica Pantaneira, que teve o roteiro pensado e desenvolvido por mim em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens, novos empreendimentos foram convidados a participar da rota Águas em 2023. 

A iniciativa, apoiada pelo Sebrae/MS, via Programa Pró Pantanal, e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região pantaneira, valorizando os sabores típicos e promovendo o turismo gastronômico em nível nacional e internacional.

A segunda etapa do projeto, intitulada "Águas", começou no final de março de 2023 pelo Pantanal de Porto Murtinho e contou com produção gastronômica do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado. 

A equipe visitou a pousada Fecho dos Morros (@pousadafechodosmorros), localizada numa ilha do Rio Paraguai, distante 60 km da cidade, além do restaurante Tembiu’He - do Guarani: “comida boa” (@tembiuherestaurante) e o belíssimo e super confortável barco-hotel e pesqueiro San Gabriel (@barcosangabriel).

Destaque para a moqueca de pintado com banana e aipim e o Jaú à San Gabriel preparado na brasa. 

A iniciativa dá ainda mais visibilidade para o turismo na região que hoje, mais do que nunca, figura entre os desejos do turista que busca unir: natureza, cultura e experiências únicas de comodidade e boa gastronomia em suas viagens.

Buscamos mostrar com essa segunda edição da Rota Gastronômica Pantaneira todo o potente cenário desse bioma ligado ao universo das águas.

Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas, pesqueiros, as cidades, comunidades e povoados que nascem às margens do Rio Paraguai.

Em Corumbá o grupo percorreu os barco-hotéis Kayamã, Peralta, Almirante e Netuno, além do hotel pesqueiro da Odila, da Pousada Sonetur e do Restaurante Migueis. Entre os sabores, coxinha de jacaré, sashimi de piranha, quibe de barbado e cestinha de peixe frito, dentre outros pratos regionais. 

A Rota Gastronômica Pantaneira tem como objetivo divulgar em nível nacional a riqueza gastronômica da cozinha pantaneira sul-mato-grossense.

Confira a coluna na íntegra:

CLIQUE AQUI e siga nosso canal de notícias no WhatsApp.

Para sugerir pautas ou enviar vídeos e imagens, 
salve nosso número 67 9932 3500

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande