RÁDIOS
Campo Grande, 21 de maio

'Flor Solar' instalada no Parque das Nações Indígenas vai gerar energia renovável

O conjunto de placas solares, que vai garantir recarga de bateria de celular aos visitantes em pontos estratégicos do local, foi inaugurado nesta segunda-feira (30)

Por Gerson Wassouf
30/04/2024 • 10h00
Compartilhar
TODAS AS PRAÇAS: BOX INTERNA NESCAU ATÉ 31.12.24

A partir desta terça-feira (30) quem caminhar pelo Parque das Nações, próximo ao lago, vai se deparar com uma estrutura metálica que reúne design e tecnologia sustentável. Com mais de 5 metros de altura, o monumento incorpora pétalas equipadas com painéis solares, capazes de acompanhar os diferentes ângulos de incidência solar ao longo do dia. Isso significa que ela abrirá e fechará devido ao sistema integrado e inteligente de geração fotovoltaica de energia elétrica.

O movimento da Flor Solar, além de oferecer um espetáculo à parte, trará também funcionalidade para quem estiver no Parque das Nações e quiser carregar o telefone celular ou o tablet, por exemplo, além de ser uma opção de educação ambiental a céu aberto. A otimização de geração de eletricidade fará com que o equipamento produza até 40% mais energia do que um sistema solar convencional.

Pontos de carga serão disponibilizados em quiosques ao redor do monumento e poderão ser usados inclusive à noite, quando a Flor estiver fechada. Para o governador Eduardo Riedel é importante construir projetos e iniciativas que representem um futuro sustentável. 

CBN: BANNER KAMPAI 02 14.05 A 31.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Mato Grosso do Sul pensa em ações para o futuro e já está construindo projetos agora no estado. Que este seja mais um marco, um monumento simbólico neste caminho.  O Governo do Estado apoia e incentiva a energia limpa”, disse o governador.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) Carlos Alberto de Assis também falou sobre o projeto. 

Esse projeto é um marco dentro da inovação que a Agems vem trabalhando, focando na melhoria e na eficiência dos serviços, e na educação para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. A Flor Solar une turismo, sustentabilidade e consciência ambiental”, diz o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis. 

O diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, ressalta a contribuição da concessionária com o desenvolvimento de um dos estados que mais crescem no país ao abraçar a ideia proposta pela Agems, “que plantou a semente da flor”, e estreitar o alinhamento com o governo do estado e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação para que a realização do projeto fosse possível. 

A Energisa já investiu, até 2023, mais de R$ 4,13 bilhões principalmente na melhoria da qualidade e no atendimento de novos negócios que crescem ou chegam a Mato Grosso do Sul.

Completamos 10 anos de Energisa em Mato Grosso do Sul agora no mês de abril. São 10 anos de intensas transformações e contribuições com o desenvolvimento do estado. Para simbolizar esses 10 anos estamos entregando a Flor Solar no Parque da Nações, um parque que representa um presente para todos os municípios”, diz Vinhaes.

O presente reforça o compromisso de instituições públicas e privadas com a geração de energia limpa para construir um planeta cada vez mais sustentável. A Flor Solar levou 4 meses para ficar pronta; o investimento foi de R$ 600 mil pela Energisa, sendo esse um projeto integrante do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande