Campo Grande, 26 de setembro
28º C
(67) 99229-0519

Uems tem 181 vagas abertas para programas de mestrado e doutorado

Confira quais são as vagas oferecidas

Por Redação
21/09/2017 • 09h30
Compartilhar

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) abre inscrições para oito programas de mestrado e um doutorado, em quatro unidades universitárias: Dourados, Campo Grande, Amambai e Aquidauana. As vagas são para ingresso no período letivo 2018. Confira:

Unidade de Dourados

Doutorado em Recursos Naturais

Qual é o período de inscrições? 4 a 29 de setembro de 2017.
Quem pode se inscrever? Graduados nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra, ou Ciências Biológicas, ou Engenharias, ou Ciências Agrárias, ou Ciências e Tecnologia dos Alimentos, ou Farmácia/Bioquímica, ou Biomedicina, e que possuam título de mestre.
Qual o número de vagas?  Será fixado o mínimo de cinco vagas no geral, as quais serão preenchidas por ordem de classificação final no processo seletivo.
Quais são as linhas de pesquisa? Ambientes Naturais; Produtos Naturais; Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais.
Como é o Programa? O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais tem como objetivos principais formar profissionais com conhecimento interdisciplinar, que contribuam para o desenvolvimento regional, sobretudo no reconhecimento e exploração responsável dos biomas Cerrado e Pantanal e formar profissionais qualificados que dominem ferramentas específicas para o monitoramento de recursos naturais e tenham uma concepção integrada das relações homem/natureza.
Veja mais detalhes e confira o edital.

Mestrado Profissional em Ensino em Saúde

Qual é o período de inscrições? De 1º de setembro a 2 de outubro de 2017.
Quem pode se inscrever? Portadores de diploma de curso superior, em todas as áreas do conhecimento, devidamente autorizados e reconhecidos pelo órgão competente.
Qual o número de vagas? Até 17 vagas.
Quais são as linhas de pesquisa? Formação em Saúde e Práticas Educativas em Saúde.
Como é o Programa? O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional da Uems, tem como área de concentração: Ensino em Saúde, e está direcionado para a formação de profissionais com visão crítica, ética e reflexiva, capazes de realizar cuidado em saúde no contexto do Sistema Único de Saúde, de forma fundamentada e sistematizada, com visão integral do ser humano, atendendo às peculiaridades regionais. O perfil do profissional a ser formado deve ser capaz de produzir conhecimento sobre ensino em saúde, intervindo sobre os problemas da prática profissional e implementando ações transformadoras nos cenários da prática.
Veja mais detalhes e confira o edital.

Unidades de Dourados e Campo Grande

Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Qual é o período de inscrições? De 4 de setembro a 2 de outubro.
Quem pode se inscrever? Deve ser: Portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação; Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).
Qual o número de vagas? São 20 vagas na unidade de Campo Grande e 15 vagas para a unidade de Dourados, da Uems.
Quais são as linhas de pesquisa? Teorias da Linguagem e Ensino; e Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.
Como é o Programa? O Profletras é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. É um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. Ele é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Veja mais detalhes (Dourados e Campo Grande) e confira o edital.

Unidade de Campo Grande

Mestrado Acadêmico em Letras

Qual é o período de inscrições? Até o dia 3 de outubro.
Quem pode se inscrever? Portadores de diploma de curso superior devidamente autorizado pelo órgão competente. Também poderão inscrever-se candidatos que estejam cursando o último semestre do curso de graduação, desde que sua colação de grau aconteça antes da data da matrícula.
Qual o número de vagas? São disponibilizadas até 45 vagas, as quais serão preenchidas por ordem da classificação final do processo seletivo.
Quais são as linhas de pesquisa? Análise do Discurso; Historiografia Literária; Literatura, Sociedade e História; Linguística Aplicada; e Sociolinguística.
Como é o Programa? O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras, nível de mestrado, busca desenvolver projetos de pesquisa cujo objetivo seja compreender a diversidade de produções linguísticas, literárias e artísticas no Estado de Mato Grosso do Sul em sua interface com o restante do país.
Veja mais detalhes e confira o edital.

Mestrado Profissional em Educação

Qual é o período de inscrições? De 11 de setembro a 17 de outubro de 2017.
Quem pode se inscrever? Poderão participar da seleção candidatos portadores de diploma de Cursos de Licenciatura, de qualquer área de conhecimento, devidamente autorizado e reconhecido pelo órgão competente, além do vínculo comprovado na Educação Básica.
Qual o número de vagas?  São ofertadas 25 vagas, sendo 40% delas destinadas aos professores da Educação Básica da Rede de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul.
Quais são as linhas de pesquisa? Organização do Trabalho Didático; e Formação de Professores e Diversidade.
Como é o Programa? O Mestrado Profissional em Educação – área de concentração “formação de educadores” – está direcionado para a formação de educadores, com o objetivo de aprofundar estudos para a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica. O objetivo é melhorar a qualificação dos docentes.
Veja mais detalhes e confira o edital.

Unidade de Amambai

Mestrado Profissional em História

Qual é o período de inscrições? Até 28 de setembro.
Quem pode se inscrever? Para ingresso no Programa é preciso: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação; b) atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Qual o número de vagas? 12 vagas.
Quais são as linhas de pesquisa? Saberes históricos no espaço escolar; Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão; e Saberes históricos em diferentes espaços de memória.
Como é o Programa? O ProfHistória, que conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Mestrado é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, visa à formação continuada do docente em História que atua na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão.
Veja mais detalhes e confira o edital.

Unidade de Aquidauana

Mestrado em Zootecnia

Qual é o período de inscrições? De 11 de setembro a 21 de outubro de 2017.
Quem pode se inscrever? Poderão inscrever-se graduados em Zootecnia e áreas afins.  Também, poderão candidatos que estejam cursando o último semestre do curso de graduação, desde que sua colação de grau aconteça antes da data da matrícula.
Qual o número de vagas? São fixadas no máximo 30 vagas, as quais serão preenchidas por ordem crescente de classificação, obedecida a disponibilidade de vagas para orientação por linha de pesquisa do programa.
Quais são as linhas de pesquisa? Produção de ruminantes no Cerrado e Pantanal; e Produção de monogástricos e organismos aquáticos no Cerrado e Pantanal.
Como é o Programa? O Programa de mestrado em Zootecnia – Produção Animal no Cerrado-Pantanal tem por objetivo promover a criação de redes de pesquisa para diminuir os desequilíbrios regionais na oferta e desempenho da pós-graduação e atender à área de conhecimento que constitui a Ciências Agrárias. Assim, diminuirá as distâncias existentes entre universidade e o espaço produtivo, por meio da proposição de projetos de pesquisa relacionados com demandas dos setores produtivos da região, considerando não apenas as questões de produção e produtividade, mas também o desenvolvimento e o progresso do homem do campo na sua busca de bases materiais e sociais.
Veja mais detalhes e confira o edital.

(Informações da Uems)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande

VEJA MAIS