Os internos do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar) participaram no último dia de aula da Escola Estadual Polo “Regina Anffe Nunes Betine” de uma palestra com o tema Solidariedade, ministrada pelo professor-mestre Aires David de Lima, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).
“A partir do momento em que se aprende a ser solidário, nos colocamos no lugar do outro. Isso se chama empatia”, destacou o palestrante. Segundo ele, a preocupação com a solidariedade é um tema em debate na atualidade, mas que vem sendo discutido há séculos por grandes pensadores.
“A educação fomenta e realiza um sonho de dias melhores para os custodiados”, declarou o diretor do presídio André Aparecido França, comemorando também os avanço na área educacional conquistados este ano no local.
Na oportunidade, o psicólogo do EPPar, agente penitenciário André Luiz Custódio J. Violato Mele-Filho, destacou que a educação é o processo pelo qual o indivíduo constrói o seu conhecimento. “E este conhecimento deverá proporcionar aos educandos desenvolver habilidades, afetividade e sentimentos para que consigam administrar suas condutas”, disse.
Também participou das comemorações de encerramento ao ano letivo as professoras Elaine Queiroz, Laurenice Fátima Coutinho.