Paranaíba, 05 de agosto
23º C
(67)99272-4655

Verão será quente e com chuvas, diz meteorologista

Natálio Abraão Filho faz alerta para a possível ocorrência de temporais no Estado

Por Lucas dos Anjos
22/12/2018 • 08h50
Compartilhar

Intenso, assim pode ser definido o Verão 2019. Calor forte, chuvas e maior incidência de raios, estas foram as principais definições do verão segundo meteorologista Natálio Abraão Filho. O Verão, explica ele, que teve início na noite de sexta-feira (21) será de chuva forte e altas temperaturas, com aumento da média. 
“Podemos esperar duas coisas neste verão, aumento do volume de chuvas e altas nas médias das temperaturas”, destacou. 

Para a região Costa Leste a previsão da média da temperatura deve girar em torno de 40 graus, “é preciso redobrar o cuidado”, lembra Natálio. 

A previsão indica que o esperado de chuva para o ano de 2019 deve ser de até 20% acima do esperado, fato que o meteorologista destaca ser muito positivo para o setor agrícola, visto que em 2018 choveu abaixo. São esperados até 200 milímetros apenas em janeiro. 

Em fevereiro as chuvas darão trégua, mas o mesmo não ocorre com o calor, que segue forte até março, quando as águas voltam com força total e se encerra o verão.

“Janeiro terá grande intensidade de descargas elétricas e os raios ultravioletas estarão ainda mais fortes”, explica.

O meteorologista explica ainda, que essa alta temperatura tem influência do fenômeno El Niño, pois ele aumenta as temperaturas do oceano pacífico equatorial e com isso há evaporação maior das águas. Esse vapor se dissipa entre a região amazônica, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Natálio alerta para que os sul-mato-grossenses tomem maior cuidado com a exposição ao Sol a partir do início do verão, pois além dos raios ultravioletas que estarão mais intensos, a elevação da temperatura pode causar problemas à saúde humana. “É preciso evitar a exposição, mas caso não seja possível, ao menos se proteger ao máximo”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba

VEJA MAIS