A queda da "central de spammers" só teve efeito por duas semanas. Segundo a Symantec, nível de spam já voltou a crescer no mundo.
No dia 11 de novembro operadoras de telefonia cortaram a conexão da McColo Corp., uma empresa de comunicações e serviços web que, na verdade, era controlada por um grupo de spammers.
A queda da McColo, que foi identificada como uma empresa a serviço do spam por uma investigação do Washington Post, derrubou drasticamente o nível de mensagens não solicitadas enviadas pelo mundo. No dia seguinte à sua queda, empresas de segurança apontaram baixa de 80% no nível global de spam.
Agora, segundo a Symantec, o volume de spam voltou a crescer no mundo. Boa parte das mensagens não solicitadas são disparadas por PCs controlados remotamente por códigos maliciosos, os computadores zumbis.
Quando a McColo caiu, estes ´zumbis´ ficaram sem comando e, por isso, deixaram de disparar mensagens. Agora, acredita a Symantec, muitos destes ´zumbis´ foram configurados para responder a outras centrais de spam.