RÁDIOS
Três Lagoas, 29 de abril

Aumenta casos confirmados de chikungunya em Três Lagoas

Desde janeiro, o município está em alerta para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Por Any Galvão
16/04/2024 • 17h32
Compartilhar

Em apenas uma semana, os casos positivos de Chikungunya, em Três Lagoas, aumentaram, passando de 7 para 15. Desde janeiro, o município está em alerta para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e após o aumento dos casos de dengue, também é possível observar um crescimento nos casos de chikungunya.

A coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Adriana Spazzapan, destaca que o pico de notificações foi observado nos dias 3 a 9 de março. Os resultados dos exames são fornecidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Campo Grande, e repassados aos municípios de Mato Grosso do Sul.

Adriana enfatiza a importância da prevenção e dos cuidados com os focos domiciliares, que podem ser propícios para a proliferação dos mosquitos transmissores tanto da dengue quanto da chikungunya. Os exames para identificar a chikungunya são realizados em duas etapas, sendo o segundo realizado apenas após o oitavo dia, para evitar falsos negativos.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, duas crianças foram hospitalizadas devido à chikungunya, uma de um ano e outra de seis anos de idade. Ambas receberam alta e estão em casa. Os sintomas da dengue e da chikungunya são muito semelhantes, por isso, a orientação do Ministério da Saúde é realizar os dois exames em caso de suspeita de uma das doenças.

Veja a reportagem abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas