RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de setembro

Empresários apontam infraestrutura como empecilho para desenvolvimento econômico

Más condições de estradas e falta de apoio logístico são consideradas barreiras para o mercado

Por Sergio Colacino
12/12/2017 • 06h30
Compartilhar

Uma pesquisa feita por uma empresa de consultoria revela que, para o setor produtivo, o maior problema do pais é a questão da infraestrutura. A falta de condições em rodovias, portos e de apoio logístico é apontada como barreiras para o desenvolvimento econômico.

As empresas de Três Lagoas exportaram, entre janeiro e novembro, US$ 1,03 bilhão em produtos. O valor é 7,4% maior que em relação ao mesmo período de 2016, quando foram exportados US$ 961,4 milhões. No país, os números também crescem. A safra de soja 2017/2018 deve chegar a 64 milhões de toneladas. A produção agrícola em seis anos cresceu 67,5% e as exportações 19,5%. Mas a infraestrutura não acompanhou este aumento. O principal problema está na rota de escoamento das mercadorias. A situação das estradas provoca atrasos e prejuízos.

“Atrapalha muito uma estrada em condições ruins. Sem falar ono prejuízo caso estoure um pneu, o atraso”, lamenta o motorista Jeferson Ferrezin.

JPNEWS:  BANNER SEGOV PI 724 COMUNIART DETRAN SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO  880X250PX
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa feita com representantes de 750 empresas de 36 setores da economia revelou que 93% dos executivos apontam a infraestrutura como a questão mais importante no desempenho dos negócios, na frente da reforma tributária e da reforma da previdência.

“Com um melhor porto, melhor estrada, melhor aeroporto, você consegue um escoamento mais rápido, melhor e mais barato”, diz Antônio Pargana, presidente da Cisa Trading, empresa especializada em comércio internacional. “Uma obra de infraestrutura demora quatro, cinco anos para ficar pronta. Então você começa agora ou o a economia só começa a melhorar daqui a esse tempo”, completa o sócio da consultoria Deloitte, Eduardo de Oliveira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas