RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Especialista destaca cuidados na definição de aparelhos auditivos

Equipamentos cada vez mais modernos permitem ajustes finos de qualidade e de capacidade de captação de ruídos pelo paciente

Por Valdecir Cremon
23/01/2017 • 06h00
Compartilhar

A audição possui importância fundamental para desenvolvimento da fala, linguagem, comunicação e integração do indivíduo na sociedade, além de ser a principal via pela qual a linguagem verbal é adquirida. A audição exerce uma influência significativa na qualidade de vida. 

O uso de aparelhos auditivos adequados e bem adaptados possibilita que os indivíduos retornem à sua vida social, bem como participar de atividades em grupo, melhorando a autoestima e seu bem-estar .

Atualmente há aparelhos auditivos praticamente imperceptíveis, e com a mais alta tecnologia digital e conectividades do mercado.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a fonoaudióloga Cristiane Satiko Ito Gonçalves, especialista do CEA (Centro de Especialidades Audiológicas), após o encaminhamento do médico otorrinolaringologista e as devidas avaliações, os aparelhos auditivos devem ser selecionados conforme audiometria, rotina de vida  e tecnologias disponíveis. Porém, uma satisfatória adaptação requer cuidados que vão muito além de marcas, modelos e tecnologias.

A experiência domiciliar e ajustes finos realizados são indispensáveis para que o paciente volte a ouvir ou ouça pela primeira vez de uma maneira prazerosa.

Novos aparelhos disponíveis no mercado brasileiro possuem a tecnologia iSolate nanotech - um tipo de revestimento próprio para repelir água, poeira e substâncias corrosivas, como suor e cerume. Porém, exigem manutenção periódica por profissionais.

A busca de grandes fabricantes multinacionais na área de audiologia e os constantes avanços tecnológicos permitem que os aparelhos sejam cada vez menores, mais confortáveis, de fácil adaptação e com qualidade sonora mais próxima da natural,  proporcionando uma melhor discriminação auditiva em ambientes ruidosos.

Outra funcionalidade é que aparelhos vendidos atualmente podem ser pareados com o sistema bluethoot e permitem ajustes  pelo usuário por meio de smartphone, Iphone ou Ipad, trazendo maior autonomia de ajustes aos usuários. Além disso, alguns modelos possuem gerador de som para tratamento do zumbido.

Um fator importante e que não deve ser desprezado é que após uma adaptação satisfatória dos aparelhos, os usuários devem fazer ajustes e acompanhamentos periódicos a fim de monitorar sua perda de audição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas