RÁDIOS
Três Lagoas, 21 de maio

'Plantio de Jatobá simboliza um novo tempo na história da cidade'

Historiador Rodrigo Fernandes diz que árvore é simbolo de popularidade

Por Ana Cristina Santos
02/01/2017 • 11h38
Compartilhar
TODAS AS PRAÇAS: BOX INTERNA NESCAU ATÉ 31.12.24

No primeiro dia de expediente nas repartições públicas após a posse, o novo prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB), iniciou o mandato com o plantio de uma muda de Jatobá, na avenida Filinto Müller, onde existia uma árvore (antigo Jatobazão), derrubado por estar condenado por cupins.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Rodrigo Fernandes, o plantio foi um ato simbólico, que marca uma nova fase de Três Lagoas. “Isso marca uma etapa de transição; um novo tempo para Três Lagoas, que saiu de uma administração longa para uma nova, com um prefeito mais popular”, destacou.

Guerreiro assumiu o cargo neste domingo, dia 1º de janeiro, em substituição à ex-prefeita Márcia Moura, do PMDB, partido dela governou o municípío por 20 anos. 

JPNEWS: BANNER  CASA DOS SONHOS CONTR. 28807 01.02 A 31.10.2024 ATUAL. 05.04.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Rodrigo, que é historiador, o antigo Jatobazão foi tombado como patrimônio histórico em 1982, na gestão do ex-prefeito Lúcio Queiroz. Segundo ele, não se tem exatamente o ano em que a árvore foi plantada. “Sabe-se que é do início do século 20. Era uma árvore centenária. O Jatobazão ficou conhecido como um ponto de confluência de pessoas. Ali, não existiam casas. As comitivas de boiadeiros passavam por ali e paravam devido à sombra. Depois, o local começou a ser habitado com a instalação de uma zona meretrício”, informou.

Ainda de acordo com o diretor, o Jatobá representa a identidade de Três Lagoas, a história da cidade, que marca um novo tempo. “Agora, a gestão Guerreiro, que vai marcar uma nova história da cidade”, destacou.  

Nos últimos anos, Três Lagoas ficou conhecida como a “Capital Mundial da Celulose”, em razão da quantidade de eucaliptos plantados, bem como pelas duas fábricas de celulose instaladas no município. Entretanto, Guerreiro, entende que é preciso resgatar a história de Três Lagoas.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas