Até a próxima semana, ao menos 186 pacientes deverão passar por cirurgias eletivas, em Três Lagoas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi obtido um recurso no valor de R$ 216,4 mil para os procedimentos que vão ser realizados no Hospital Auxiliadora após contrato com a administração municipal.
Segundo a Diretoria de Relações Institucionais, serão realizadas 110 cirurgias colecistectomia vídeolaparoscópica (vesícula biliar), 60 cirurgias de hernioplastia umbilical e 16 cirurgias de hernioplastia epigástrica.
“Graças a um remanejamento de recursos de R$ 216,4 mil, conseguimos a contratualização do Hospital Auxiliadora para a realização desses procedimentos cirúrgicos, antes do final do ano”, comentou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.
Ela explica que recentemente foram realizadas 100 cirurgias de catarata no Hospital Auxiliadora e 80 em Campo Grande. “Com a realização dessas cirurgias eletivas, que serão retomadas em janeiro do próximo ano, iremos conseguir, gradativamente, reduzir e provavelmente zerar algumas delas”, observou a secretária de Saúde.
A secretária diz que foi possível zerar a cirurgia de hérnia epigástrica e que prevê que outras também deverão ser zeradas. Seguindo os procedimentos da lista da Central de Regulação, os pacientes, que aguardam pelas cirurgias, “estão sendo avisados com a devida antecedência, por telefone”, destacou a diretora de Relações Institucionais da SMS, Rosalba Maria do Nascimento.