RÁDIOS
Três Lagoas, 14 de abril

Três Lagoas vai ganhar banco de leite humano em 2024

Novo recurso deve suprir a necessidade de 10 municípios de Mato Grosso do Sul

Por Any Galvão
26/03/2024 • 08h54
Compartilhar

O Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas, abrirá um banco de leite humano, ainda neste ano, em uma resposta à uma demanda da região. O novo recurso deve suprir a necessidade de 10 municípios e auxiliar na suplementação dos recém-nascidos que dependem deste nutriente.

Dados do Banco de Leite Humano (BLH) de Mato Grosso do Sul apontam que há uma falta no estoque deste nutriente aos bebês, principalmente em Campo Grande e na região Central do estado. A rede atende os nascidos pré-maturos e recém-nascidos que desenvolvem alguma condição especial ou não podem ser alimentados de forma direta pelas mães.

De acordo com a UTI Neonatal do Hospital Auxiliadora, Três Lagoas não está sendo afetada com a falta de leite. A gestora da UTI, Thieise Calderon, afirma que a unidade ainda não possui um BLH, mas que é possível suprir a demanda com a tecnologia de extração de leite materno ofertada pelo hospital. O procedimento requer higienização e uma alta tecnologia de manuseio para deixar o leite materno adequado para a ingestão.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O hospital também adota a colostroterapia aos recém-nascidos pré-maturos. O colostro é um líquido coletado do seio das mães, que é ofertado para as crianças ainda nos primeiros dias de vida para fornecer os nutrientes necessários. Em último caso, quando não é possível a amamentação partindo da mãe, o hospital fornece uma fórmula láctea produzida pela própria instituição

Com uma média de 150 nascimentos por mês, o projeto para abrir o banco de leite humano já está em andamento. A equipe já está formada, e a licença da vigilância sanitária foi expedida. Embora o local esteja definido, ainda resta concluir as obras e adquirir os equipamentos necessários.

Confira a reportagem abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas