RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de fevereiro

Vai pegar estrada no carnaval? Confira dicas de segurança

A maior e mais tradicional festa popular começa a ser comemorada a partir de sexta-feira (24)

Por Kelly Martins
22/02/2017 • 17h06
Compartilhar

O carnaval está se aproximando e muitas pessoas aproveitam o feriadão da “folia” para viajar de carro. Porém, antes de pegar estrada, o motorista precisa checar as condições do veículo para evitar riscos, planejar os detalhes do roteiro da viagem e se preparar bem para dirigir. E como está o seu carro? Que tal aproveitar esses dias que antecedem o carnaval, e fazer uma revisão mecânica?

Uma das orientações é verificar as condições dos pneus, que devem estar dentro do limite de desgaste mínimo. Todos os pneus possuem um indicador, chamado TWI. É bom checar se eles estão carecas e o estepe também precisa estar cheio e calibrado para ser usado com segurança, em caso de necessidade. Especialistas em segurança também alertam: as luzes do automóvel e os amortecedores devem estar em perfeito funcionamento.

Importante verificar se sistema de freios está com as pastilhas e lonas em condições ideais, sem vazamentos. Não esqueça de garantir que o veículo esteja alinhado e com o balanceamento. E o óleo precisa estar no nível certo. Fundamental ainda é checar se a bateria está em boas condições, se todas as lâmpadas das lanternas estão em funcionamento e se as palhetas dos limpadores estão em condições de uso.

O motorista deve ainda se atentar quanto ao funcionamento dos principais itens de segurança, como cinto de segurança, estepe, triângulo de sinalização e extintor de incêndio, todos obrigatórios por lei. Aproveite também para checar outros itens como o macaco e a chave de rodas, que são facultativos, mas essenciais para quem vai pegar a estrada.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) faz alerta sobre a lei seca. A fiscalização será intensificada na BR-262 ena BR-158, que cortam Três Lagoas, durante o feriadão. No último ano, mais de 300 condutores foram flagrados dirigindo embriagados nas estradas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas