RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 27 de julho

Crise no exterior derruba preço da arroba do boi

Por Redação
13/12/2008 • 05h48
Compartilhar

A crise econômica começa afetar os criadores de gado de corte de Mato Grosso do Sul. Nesta semana, por falta de renovação dos contratos com os compradores no exterior, os frigoríficos começaram a pagar menos pela arroba do boi. Ontem (12), mesmo em alta, a arroba foi negociada na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro) a R$ 75,50, menos que no início da semana, quando chegou a R$ 78,81. No ano, o pico registrado foi de 86,19 a arroba.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Laurício Coelho, explica o motivo: “O problema está na falta de crédito para garantir as compras. Os bancos, lá fora, não estão financiando os compradores, que não têm como garantir a compra por eles mesmos, e o vendedor, aqui, não vende se a garantia”.
Segundo Laucídio, os frigoríficos do Estado trabalham com um prazo de contrato curto, e agora, quando a maioria deles está chegando ao fim, não há perspectiva de renovação. “Em outubro houve uma redução de cerca de 40% no comércio exterior, e novembro foi ainda pior do que outubro”, conta.
Ele ainda disse que o consumo interno de carne está normal, mas que nossa produção é muito superior ao consumo, o que causa uma redução do abates.
Mesmo com um cenário não tão favorável pela frente, o presidente da Associação prevê uma retomada das exportações. “O mundo precisa comer. Logo as vendas vão voltar ao normal, mas em uma outra realidade, os preços vão ser renegociados, pois o mercado estava muito aquecido. Os contratos voltarão, mas abaixo que foi negociado anteriormente”, prevê.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias