Uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas que agia em quatro municípios do Estado, foi desarticulada nesta sexta-feira (8) durante a Operação Tríplice Aliança, realizada em conjunto pela Polícia Federal de Dourados, Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Ministério Público de Maracaju.
O grupo, liderado por S.R.A., de 38 anos, tinha a cidade de Maracaju como sede, mas também possuía “filiais” em Ponta Porã, Bonito e Guia Lopes da Laguna. Os entorpecentes (cocaína, crack e maconha) eram adquidiridos em Ponta Porã e transportados até Maracaju, onde eram armazenados e posteriormente distribuídos pelo país.
Durante as investigações foram apreendidos mais de 90 quilos de cocaína que seriam transportados para o Estado de São Paulo, onde três integrantes da quadrilha foram presos em flagrante. Na ocasião também foram identificados os pontos de distribuição espalhados pelo Mato Grosso do Sul.
Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão nos municípios, os quais resultaram na apreensão de inúmeros papelotes de cocaína e a prisão em flagrante de outros integrantes da organização, assim como a qualificação de criminosos que ainda não haviam sido identificados no curso das investigações.
Além de drogas, durante o cumprimento dos mandados também foram apreendidas armas de fogo, vários veículos e dinheiro, provenientes do tráfico.
A Operação Tríplice Aliança consolida o trabalho conjunto realizado entre Polícia Federal, Ministério Público e Poder Judiciário, visando coibir o tráfico de drogas no Estado do Mato Grosso do Sul através de ações coordenadas entre as instituições públicas, demonstrando que a união entre os diversos entes do Poder Público é o caminho para o efetivo combate ao crime organizado.