Em fiscalização de rotina às 05h de hoje (13), no km 68 da BR 463, no Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal conhecido como Capey, região de Ponta Porã/MS, no primeiro dia da Operação Sentinela executado pela Polícia Rodoviária Federal, policiais da PRF abordaram uma carreta com placas de MS e inciaram uma fiscalização aparentemente normal. No entanto, o cenário foi se transformando na medida em que o conhecimento e a experiência dos agentes eram colocadas em prática.
No primeiro momento, o motorista D.D.C, 30 anos, natural de Campo Grande, sem antecedentes criminais, os veículos (Mercedes Benz com placas de Campo Grande MS e o reboque com placas de Bataguassu/ MS) e a carga ( Nota Fiscal apresentada era para o transporte de 26.500 kg de Gergelim) não despertaram grande suspeita, parecia mais um veículo que seguiria para outro estado transportando produto de natureza agrícola.
Quando os policiais subiram no reboque para confirmar se a carga da nota era realmente a que estava sendo transportada, verificaram que debaixo dos sacos de gergelim estavam uma grande quantidade de fardos com tabletes de maconha. O motorista foi detido em flagrante e disse que levaria o produto para o interior de SP e nada mais declarou. Os policiais da PRF fizeram a remoção da carga para pesagem da droga que já está em mais de 5 toneladas (avaliada nos grandes centros de 3,5 a 5 milhões de reais).
O motorista e os veículos com a droga foram encaminhados à Polícia Federal em Ponta Porã .