
Pelo nono ano consecutivo Bonito conquista o prêmio de melhor destino de ecoturismo pela votação dos leitores da Revista Viagem e Turismo, da editora Abril. A premiação de “O Melhor de Viagem e Turismo– A escolha do leitor” foi feita na noite de quinta-feira (21), no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
O prêmio é uma eleição anual organizada desde 2001 pela revista Viagem e Turismo, em que os leitores votam em seus favoritos do turismo no Brasil e no exterior. A votação é realizada via internet, pelo viajeaqui, e elege os melhores do setor.
Para o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, o prêmio é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há 15 anos no município, de uma gestão compromissada com a sustentabilidade. “O nosso foco é a qualidade e preservação, por isso não trabalhamos com o turismo em massa, o turista que vem a Bonito fica satisfeito, pois além das belezas naturais, tem acesso aos melhores equipamentos e a guias qualificados. A parceria com a iniciativa privada através do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) possibilita a realização de inúmeras ações benéficas para o município e ainda contamos com o respaldo da população, que reconhece a importância do turismo no desenvolvimento econômico do município, e mais que isso, incorporou na sua rotina os princípios de sustentabilidade e ecologia”, resumiu o secretário.
A presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, reconhece o trabalho desenvolvido no local. “Parabenizo a população de Bonito, o poder público municipal e empresários que através do Comtur entenderam que a conservação e preservação é o caminho para o desenvolvimento de um turismo consciente e sólido”. Para Nilde Brun, a premiação só comprova a evolução do turismo no Estado. “Quando o governo do Estado promove e divulga os produtos turísticos e investe em infraestrutura como vem sendo feito, os resultados aparecem”, concluiu.
Na edição deste ano Bonito disputou novamente com concorrentes de peso como Brotas – SP (2º), Fernando de Noronha – PE (3º), Pantanal – MT e MS (4º), Chapada Diamantina – BA (5º), Amazônia (6º), Foz do Iguaçu – PR (7º), Itacaré – BA (8º), Chapada dos Veadeiros – GO (9º) e Lençóis Maranhenses – MA (10º). Os vencedores foram escolhidos pelos leitores, em 25 categorias. Eles também elegem as melhores opções do exterior.