A 5ª Cúpula das Américas será importante para debater assuntos como segurança energética, promoção da prosperidade humana e sustentabilidade ambiental. O doutor em Ciências Políticas e professor de relações internacionais José Alexandre Hage destaca que, além desses pontos, o debate será fundamental para que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicie a abertura do diálogo sobre as questões do Continente Americano.
A cúpula começou ontem (17) em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, e reúne até domingo (19) os presidentes e chefes de Estado dos países do continente americano, menos Cuba. O presidente Lula participa do encontro acompanhado do ministro da Defesa, Nelson Jobim e das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Segundo o especialista, outro ponto importante será a inclusão de Cuba nos encontros. Para Hage isso deveria ter ocorrido há muito tempo, e a resistência do lado cubano é fruto de anos de indiferença do lado americano.
O Brasil conseguiu incluir nos temas sociais o combate à pobreza e um parágrafo sobre a questão dos biocombustíveis.
De acordo com Hage, esse encontro é uma oportunidade para fortalecer a imagem do presidente Lula como um líder importante do continente americano.
Oportunidade