Veículos de Comunicação

Maracaju

Paranaíba arrecada 11 caminhões de materiais recicláveis

Universidade, única representante de MS, foi uma das 20 selecionadas na primeira fase da competição com o projeto Coorepa

Professores e acadêmicos do câmpus da UFMS em Paranaíba participaram da Gincana Impacto Zero SWU. A Universidade, única representante de MS, foi uma das 20 selecionadas na primeira fase da competição com o projeto Coorepa: um exemplo de sustentabilidade, encabeçado pelos professores Marina Cardoso de Oliveira e Geraldino Carneiro de Araújo.

Todos se envolveram na gincana, mas infelizmente não foi possível continuar na disputa. Mas, nosso objetivo principal foi alcançado, pois houve ampla divulgação da cooperativa e da coleta seletiva no município, comenta o professor Geraldino. Na segunda fase da Gincana, realizada no dia 18 de junho, o grupo da UFMS promoveu uma arrecadação de materiais recicláveis. Os alunos se esforçaram muito e coletaram 11 caminhões cheios, porém não foi suficiente para avançarmos na competição. A pontuação do grupo, conforme divulgado no site dos organizadores, foi de SWU $ 985.361,78, enquanto que a equipe da instituição de Três Corações, MG, alcançou SWU $ 3.219.796,50.

A Gincana – A competição está sendo organizada pela empresa D+ Brasil Entretenimento, Conteúdo e Comunicação e integra as atividades que antecedem o SWU 2011, festival que integra sustentabilidade, música e arte e que acontece em novembro na cidade de Paulínia, SP. A Gincana é composta de três fases. Na primeira, uma comissão técnica integrada pelo músico Marcelo Yuka, por Isaac Edington (Ecodesenvolvimento) e por Alessandra França (Banco Pérola) escolheu 20 instituições de ensino superior, entre elas a UFMS, para avançarem à próxima etapa. Os selecionados nesta fase foram divulgados no dia 5 de junho, no programa Fantástico da Rede Globo. A segunda fase consistiu na prova de arrecadação de materiais recicláveis. A fase final, a ser realizada, no início de agosto, consiste em um Reality Show de cinco semanas exibido no canal Multishow. O vencedor ganha um prêmio no valor de R$ 500 mil para implantar o projeto de sustentabilidade.