A Polícia Civil de Três Lagoas realizou nesta terça-feira (22) uma operação de fiscalização em estabelecimentos de reciclagem, com o objetivo de combater crimes de receptação e verificar o cumprimento de normas municipais relacionadas ao manejo de resíduos.
A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil, com apoio das 2ª e 3ª Delegacias, do Setor de Investigações Gerais (SIG/TL) e da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC).A operação contou ainda com a participação de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que auxiliaram na verificação de aspectos ambientais e administrativos dos estabelecimentos.
Ao todo, cinco ferros-velhos localizados na área central do município foram fiscalizados. O foco principal da operação foi coibir a comercialização de materiais de origem duvidosa como fios de cobre e baterias automotivas , comumente ligados a práticas de furto e à atuação de usuários de entorpecentes.
Durante as inspeções, parte dos estabelecimentos foi notificada por irregularidades administrativas, como ausência de alvará de funcionamento e descumprimento de normas ambientais. Nenhum item de procedência ilícita foi encontrado nos locais vistoriados.
De acordo com a Polícia Civil, o resultado positivo é reflexo do trabalho preventivo e da conscientização promovida junto aos comerciantes do setor. A corporação reforça que as ações de fiscalização terão continuidade, visando desarticular cadeias de receptação e reduzir os índices de furto na cidade.
A população pode colaborar com as autoridades denunciando, de forma anônima, pessoas ou estabelecimentos que estejam adquirindo produtos furtados. O canal de denúncias da Polícia Civil funciona pelo número (67) 99288-9720, via ligação ou WhatsApp, com garantia de sigilo.