Veículos de Comunicação

'volta Ao Mundo Num Balão'

Projeto leva experiências gastronômicas aos alunos de CEI

“Volta ao Mundo num Balão” oferece uma feira cultural e gastronômica

“Volta ao Mundo num Balão” oferece uma feira cultural e gastronômica - Divulgação
“Volta ao Mundo num Balão” oferece uma feira cultural e gastronômica - Divulgação

Um projeto leva conhecimento a partir de vivências lúdicas a 245 alunos do berçário ao Pré I do Centro de Educação Infantil Professora Clarinda Dias Conceição. O trabalho leva o nome de “Volta ao Mundo num Balão” e oferece às crianças uma feira cultural e gastronômica com comidas típicas de várias partes do mundo.

A primeira mostra do projeto foi realizada nesta quinta-feira (25) e as crianças puderam  apreciar e conhecer a cultura de países tais como Itália, Japão e Egito.

Segundo a diretora, Ivani Barboza Montalvão, o projeto tem como objetivo levar aos alunos a oportunidade de conhecer a cultura e culinária de outras partes do mundo. “Nosso foco é a vivência. No dia a dia nossas crianças não teriam a oportunidade de conhecer esses países, mas quando realizamos projetos que promovem essa vivência eles absorvem melhor a informação. Parece impossível uma criança de 1 ano compreender, mas eles são capazes e adoram atividades como estas”, disse.

PROJETO

No projeto, cada sala criou um roteiro de volta ao mundo em um balão para levar conhecimentos importantes da cultura de países como Brasil, Estados Unidos, Groelândia, Itália, França, Portugal, África do Sul, Egito, Japão, México, Índia e Austrália às crianças em cada “parada do balão”.

A vivência veio em forma gastronômica com o apoio e parceria dos pais preparando ou dividindo os custos com as comidas típicas dos países trabalhados em cada sala de aula. “É muito linda essa parceria. Os pais se dividiram para fazer as comidas típicas e em países com culinárias mais peculiares eles racharam as despesas como no Japão com o sushi, por exemplo. O apoio deles é essencial para que nossas ideias saiam do papel”, explicou.

Para a professora do Pré I, Valéria Miliati, 39 anos, é gratificante ver o nascimento de um projeto que contou com a parceria de todos, inclusive dos pais. “Os relatos são lindos dos filhos verbalizando o que estão aprendendo aqui no Centro com suas famílias. Essa doação, essa vivência não tem preço”, finalizou.