Teve início nesta segunda-feira a 6ª Semana do Microempreendedor Individual promovida pelo Sebrae de Três Lagoas. O evento que vai até quarta-feira, é destinado, gratuitamente, aos empreendedores individuais e potenciais empresários que ainda continuam atuando informalmente.
Cidade
Sebrae promove a 6ª Semana do Microempreendedor Individual
Sebrae ainda disponibiliza vagas para o evento para os micro empreendedores que buscam a formalização
Ontem ocorreram os atendimentos individuais agendados, de forma especializada. Já para quem não pode participar, mas tem interesse, pode aproveitar o atendimento coletivo, com até 20 pessoas, marcado para às 15h de hoje. Basta levar um documento pessoal além de comprovante de residência.
Segundo a gerente do Sebrae, Josi Queiroz Blini Signori, a estimativa é de atender, aproximadamente, 50 empreendedores ao dia, atendimentos que duram no máximo 40 minutos.
“As pessoas acham que tornar seu negócio formal é demorado e gera muitos gastos, mas se enganam. Quem participar da Semana do Microempreendedor Individual vai ter acesso a diversas informações, com um dos três consultores, além de palestras e cursos gratuitos”, cita Josi.
Dentre as dicas a serem abordados nas palestras estão a forma de acertar nas compras da empresa, como separar as contas pessoais daquelas do negócio, se o valor cobrado do cliente está correto, se está tendo lucro, além de dicas de como atender e vender bem e entender o fluxo do caixa.
Além de todas as dicas, os microempreendedores aprenderão a usar a nota fiscal e entender as obrigações do Micro Empreendedor Individual (MEI) perante a lei.
A gerente do Sebrae lembra que dentre as vantagens de quem mantém um negócio formal, onde é gerado o CNPJ da empresa, está o acesso ao crédito financeiro, benefício do INSS, poder de ampliação de compra, contratação de funcionários com carteira assinada, além de outros.“O fornecedor de mercadorias não quer saber se você é micro ou grande empreendedor. O interesse dele é se você existe no mercado, se tem um CNPJ”, destaca Josi.
FORMALIZAÇÕES
Conforme a gerente do Sebrae, somente no ano passado, até o dia 31 de dezembro, foram registradas 2.574 formalizações na região Costa Leste de Mato Grosso do Sul. De lá para cá outros 73 entraram para a formalidade. No Brasil existem mais de 2 milhões de empreendedores, segundo a gerente do Sebrae.
Os principais segmentos formalizados no MEI são os cabeleireiros; comércio de vestuário; casas de chás, sucos e similares; lanchonetes, mini-mercados e mercearias e armazéns. No entanto, para cada profissional formalizado havia duas pessoas atuando informalmente.
SEMINÁRIO
Nesta semana o Sebrae/MS também realiza o Seminário de Crédito, que teve início ontem e encerra na amanhã. Haverá apresentação de soluções financeiras para micro e pequenas empresas, oportunidade para ampliar do conhecimento de produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras participantes.
Também tem rodadas de créditos que disponibiliza aos empresários conhecer mais detalhadamente os produtos e serviços apresentados no seminário, bem como gerar oportunidades de negócios.