Veículos de Comunicação

Maracaju

Trabalhadores rurais de Brasilândia recebem cursos de capacitação

O objetivo é formar inseminadores que possam utilizar a técnica para aprimorar e melhorar o rebanho bovino do Estado de Mato Grosso do Sul

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, o Sindicato Rural de Brasilândia promove a partir desta terça-feira (5) até do dia 9 de julho, o curso de inseminação artificial, com 40 horas de duração. O objetivo é formar inseminadores que possam utilizar a técnica para aprimorar e melhorar o rebanho bovino do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o instrutor do curso, José Carlos de Jesus, a prática está em crescimento em MS devido ao aumento da demanda do mercado da carne e do leite: “É muito importante levar ao trabalhador rural a técnica da inseminação, que hoje se torna uma realidade para todos os pequenos, médios e grandes produtores”, ressalta.

Segundo ele, a Inseminação Artificial por Tempo Fixo – IATF, com dia e hora marcada, está em ascensão. E pensando nisso, o Senar/MS busca atualizar e capacitar a mão de obra local. O instrutor ainda afirma que para ter sucesso na inseminação artificial é necessário um bom manejo do gado, um bom inseminador, e uma boa assistência técnica especializada.

Regulagem de pulverizadores tratorizados – A cidade recebe também desde segunda-feira (4) até o dia 6 de julho, o curso de regulagem e utilização de pulverizadores, que pretende capacitar os trabalhadores para o manuseio correto das máquinas utilizadas na aplicação de agrotóxicos.

O instrutor do curso, Leandro da Silveira, aponta que a falta de experiência dos operadores no processo de regulagem e utilização é uma das maiores dificuldades na aprendizagem: “Devido à crescente demanda, o Estado exige operadores treinados para obter melhores resultados, por isso a necessidade de aprender as técnicas de forma correta”.

Ainda conforme Silveira, a intenção é trabalhar além de medidas de segurança e mercado trabalho, verificando as condições climáticas favoráveis à utilização de pulverização no campo, e sem esquecer dos cuidados com o meio ambiente.

Sobre o Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O Senar está  presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.