
A vacinação na região de fronteira entre Corumbá e a Bolívia foi intensificada nesta semana após a constatação de que a variante Delta foi identificada em Ladário. Há quatros frentes de vacinação no município: reforço para quem tem 60 anos ou mais e já foi vacinado com duas doses; reforço para pessoas com alto grau de imunossupressão; adolescentes a partir dos 12 anos e a segunda dose das vacinas Astrazeneca, Pfizer.
O município corumbaense já imunizou 75,52% da sua população até a quinta-feira (9) com as duas doses ou a dose única. Essa porcentagem corresponde a 67.210 pessoas. Essa cobertura foi atingida por conta da campanha que Corumbá participou de dose única com a vacina da Janssen, em julho.
A tentativa de aumentar a cobertura vacinal na região é uma orientação da Secretaria de Estado da Saúde. Na quarta-feira (8), houve reunião de secretários municipais de saúde com o chefe da pasta estadual, Geraldo Rezende. A necessidade de ampliar a imunização também ocorre porque a Secretaria de Saúde identificou que 60% dos óbitos no Estado são de pessoas que não tomaram vacina ou que apenas receberam a primeira dose.
Por determinação estadual, os idosos que receberam a segunda dose há cinco meses devem receber a vacina de reforço com a terceira dose. O período para ser vacinado foi reduzido em 30 dias para tentar evitar o contágio da covid-19 em seu forma mais grave e impactar diretamente na redução do número de mortes por complicações do novo coronavírus.
“Estamos reforçando nossa estratégia, vacinar as pessoas acima de 60 anos (com reforço). E daqui a pouco podemos mudar essa faixa (etária) quando tivermos mais vacinas”, afirmou Geraldo Rezende.
Em Ladário, a vacinação na população de pouco mais de 24 mil habitantes já atingiu 10,8 mil pessoas. A Prefeitura local não divulgou esquema de vacinação para os próximos dias. O caso da variante Delta da covid-19 registrado na região foi com uma moradora da cidade de 52 anos. Ela foi contaminada em julho e o diagnóstico só foi confirmado no dia 6 de setembro.
Os casos positivos de covid-19, desde abril de 2020, somam 15.508 em Corumbá. Morreram na cidade 463 pessoas e o último registrado na cidade foi no dia 26 de agosto. Não há sobrecarga nos leitos hospitalares na cidade. São 17 leitos de CTI e três pacientes internados.