A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou na manhã desta terça-feira (12) o resultado da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, no município de Três Lagoas.
O resultado da estratégia de cobertura da vacina de crianças de até cinco anos de idade superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 95%. De um total de 7.756 crianças, de 0 a 5 anos incompletos, que deveria receber a vacina em Três Lagoas, foram imunizadas 7.544 contra a poliomielite. “Isso corresponde a uma cobertura de 97,27%”, conforme explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Angelina Zuque.
“Esse resultado positivo se deve a uma série de fatores, que colaboraram para que superássemos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, disse. Entre esses fatores, Angelina destacou o trabalho de toda a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da prefeita Márcia Moura.
“A prefeita Márcia Moura, além de colocar à disposição das nossas equipes de vacinação toda a estrutura necessária, também determinou que todos se empenhassem nessa campanha contra a poliomielite”, comentou Angelina.
Para o secretário de Saúde, Sérgio Jeremias, o resultado positivo da cobertura da campanha de vacinação contra a poliomielite, além do empenho de todos os servidores, “mostra também o grau de comprometimento da nossa população, quando falamos em ações preventivas”, disse. Segundo Sérgio Jeremias, “no caso da poliomielite, apesar de erradicada no nosso País, qualquer desatenção pode reverter essa situação. Para que isso não ocorra, os pais e responsáveis têm que aderir e colaborar nestas campanhas de vacinação”, observou.
“Veio em tempo o importante enfoque que a nossa Conferência Municipal de Saúde deu à corresponsabilidade do usuário do SUS” (Sistema Único de Saúde), lembrou Sérgio Jeremias. “Essa corresponsabilidade foi provada nos resultados desta campanha”, completou.