Os deputados estaduais da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovaram o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a realização de um plebiscito para mudança de nome do Estado. O projeto 005/11 é de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) e teve Marcio Monteiro (PSDB) como relator.
A intenção dos parlamentares ao aprovarem a realização do plebiscito é dar à sociedade sul-mato-grossense a opção de escolha quanto à mudança de nome de Mato Grosso do Sul.
O projeto aprovado pela CCJR ainda deverá passar por pelo menos duas votações no Legislativo estadual. Caso seja sancionada, a proposta entrará em vigor sem depender de sanção do governador André Puccinelli.
A expectativa da Casa de Leis é de que o plebiscito, caso seja aprovado nas próximas votações, ocorra junto às eleições municipais do próximo ano.
O anseio pela mudança de nome do Estado é justificado pelos constantes erros cometidos na mídia nacional. Em várias ocasiões, personalidades, políticos e até cidades e regiões sul-mato-grossenses são relacionadas ao estado de Mato Grosso.
Segundo a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o parecer do CCJR sobre a realização do plebiscito deve passar ainda essa semana por uma votação entre os demais parlamentares.