A 1ª Feira de Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal Sustentável da região de Três Lagoas foi lançada ontem (18), no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza. O evento será realizado no próximo ano, entre os dias 10 e 13 de abril.
De acordo com o jornalista Robson Trevisan, diretor da empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas para organizar e promover a feira, serão 180 estandes distribuídos nos 19 mil metros quadrados dos 13 setores da cadeia florestal de eucaliptos. Segundo Trevisan, a expectativa é de 10 mil visitantes nos quatro dias do evento, que acontecerá no parque de exposições, onde geralmente é realizada a Expotrês.
Ainda de acordo com o organizador do evento, a feira foi planejada de acordo com experiências da Demo Iternantional, Canadá; Elmia Wood, Suécia; Lígnia, Alemanha e Expocorma, Chile, que, na verdade, é o modelo para esta proposta, a qual pretende “se consolidar como o maior evento da cadeia industrial de base florestal da América Latina”.
O evento será gratuito e as palestras abertas ao público em geral, servindo para esclarecer e debater temas como os desafios e oportunidades para o desenvolvimento das atividades do setor. Aliás, é um tema já em discussão, haja vista que a UFMS realizou um simpósio, há 10 dias, debatendo o complexo celulose-papel na região.
Estiveram presentes, no lançamento da feira, a prefeita Márcia Moura (PMDB), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza, representantes da Fibria, Eldorado, produtores rurais e demais autoridades.