
Segundos informações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) cerca de 80% dos alunos que fazem os cursos na unidade de Três Lagoas, são inseridos no mercado de trabalho.
Esse alto índice de empregabilidade se deve ao fato da cidade representar 50% do volume de exportação industrial do estado de Mato Grosso do Sul e, possuir quase três mil empresas, sendo 54 indústrias de grande e médio porte, além do grande número a parceria entre Senai e indústrias oferecendo cursos exclusivamente voltados para a demanda das empresas, contribuem para a empregabilidade.
Somente este ano 8.463 pessoas se matricularam nos cursos do Senai, houve um aumento de 15% na demanda de cursos, em relação ao ano passado. Entre os cursos mais procurados estão Técnico em Química e Técnico em Mecânica.
O curso de Técnico em Celulose e Papel é o que apresenta maior índice de empregabilidade, seguido pelo curso de Técnico em Química.
Outra características dos alunos matriculados é que a vários já estão trabalhando e procuram a escola para aperfeiçoamento profissional. Muitos deles estão no segundo ou terceiro curso na unidade, eles representam aproximadamente 10% dos alunos matriculados.
“Antigamente sofríamos para matricular alunos, mas houve uma mudança de pensamento, e hoje as pessoas perceberam a necessidade da qualificação, todos os cursos apresentam uma ótima procura. Este ano todos os cursos de qualificação foram oferecidos gratuitamente”, ressaltou Adevaldo Vasconcelos Reginaldo, gerente do Senai Três Lagoas.
Este é o caso de Marco Antônio, de 18 anos, que depois de concluir o curso de Técnico em Mecânica Industrial está cursando o de Mecânico de Manutenção em Máquinas Agrícola “É sempre bom adquirir conhecimento e estou me especializando nessa área de mecânica”, disse o jovem, que trabalha como Aprendiz em uma empresa de papel e celulose de Três Lagoas.
Jaqueline Solidade, de 23 anos, é a única mulher em uma de 21 alunos. Ela também já está em seu 3º curso na unidade. Jaqueline á concluiu os cursos de mecânico industrial, e operador de processo químico, atualmente ela faz o de Mecânico de Manutenção em Máquinas Agrícola. Apesar de conviver com homens Jaqueline gosta muito da área e pretende aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos.
A maioria dos cursos oferecidos pelo Senai são gratuitos, a unidade também atende o Pronatec. Para o ano que vem a unidade iniciará a primeira turma de graduação, com o curso de Processos Químicos Industriais, com previsão para início do segundo semestre de 2015.
CURSOS
A unidade de Três Lagoas oferece cursos na área técnica: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Celulose e Papel, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Química, Técnico em Logística.
Na área de qualificação: Fresador Mecânico, Costureiro Industrial, Almoxarife, Operador de Processos Químicos, Torneiro Mecânico, Soldador no Processo Eletrodo revestido Ação Carbono e Ação Baixa Liga,Assistente Administrativo, Desenhista de moda, Operador de Máquinas Florestais, Pedreiro de Acabamento, Costureiro de Máquina Reta e Overloque, Operador de Tratamento de Água e Efluentes, Assistente de Recursos Humanos, Ajustador Mecânico, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Operador de Máquina de Usinagem Convencional, Mecânico de Máquinas Industriais, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Residencial, Soldador Oxiacetilênico, Tratorista Agrícola, Mecânicos de Bomba Hidráulica, Operador de Pá Carregadeira, Mecânico de Máquinas de Usinagem, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Pintor de Obras, Caldeireiro e Mecânico de Motor a Diesel.
Os cursos de aprendizagem industrial com parceria das indústrias locais são: Assistente de Produção Industrial, Assistente Administrativo Industrial, Mecânicos de Máquinas Florestais, Mecânico de Manutenção Industrial.